About Me

Buckethead - "Healing Inside/Outside Everywhere" Review

 

Apesar de ser fã de Buckethead desde há muitos anos, apenas conhecia, salvo alguns temas dispersos, o seu trabalho com Les Claypool. Este é assim, o primeiro disco a solo que ouço deste músico, “How much does a thought weight”, é inesperada pois o virtuosismo na guitarra era aquilo que mais conhecia deste músico, mas trata-se de uma música relaxada com guitarra em delay misturada com guitarra acústica e percussão, fazendo lembrar um tema de Sting com Dominic Miller.

Fazendo parte de uma série de álbuns que tem vindo a lançar nos últimos a um ritmo alucinante (é o 276º), seria de esperar que fosse apenas uma colecção de temas, não necessariamente um álbum consistente, mas com o passar dos temas do primeiro, passando pelo tema-título, e pelo terceiro “The Rock Pond”, nota-se uma ligação entre o som dos temas, nomeadamente o uso do eco, a lembrar Joe Satriani nos temas mais suaves. 

Por exemplo, disco encerra com “Antennas”, que é apenas um solo de guitarra melancólico que desaparece em fade out, da mesma forma como surgiu. “Fireflies” é o tema mais sombrio no seu início, mas que desabrocha num andamento médio e uma melodia suave de guitarra a lembrar o disco mais recente e respectivas actuações dos Young Gods. 

No seu todo, este álbum é, acima de tudo, relaxante, e despreocupado, demonstrando que Buckethead, apesar de todo o virtuosismo enquanto guitarrista, não deixa de ser um excelente compositor que consegue ir além das fronteiras do rock (“The Dream that Dreamt” é um bom exemplo de música ambiente bem conseguida).

Nota: 7/10

Review por Raúl Avelar