About Me

Pain of Salvation - "Panther" Review

Seria mais fácil para os Pain of Salvation fazerem um trabalho de metal progressivo mais "normal" para agradar à franja de público apreciadora do género. No entanto, Daniel Gildenlöw e companhia atiraram cá para fora mais um conjunto de temas desafiante para os ouvintes e que vai ao encontro da capacidade evolutiva e camaleónica da banda. 

Temos aqui um álbum variado e com diversos motivos de interesse, no qual se pode verificar uma componente eletrónica acentuada, nalgumas das músicas. O rap-rock da faixa-título é bastante imediato e assume-se como um dos destaques do álbum, sendo que seguramente irá dividir opiniões mas este é o único tema que nos remete para "Scarsick", o disco de 2007. Há muito mais para descobrir neste "Panther" que nos mostra um grupo há beira de uns impressionantes 30 anos de carreira, que ainda fome de compor música diferente, ultrapassando por muitas vezes a barreira do metal e do progressivo. O álbum encerra em grande (tal e qual como começa com "Accelerator"), com aquela que é possivelmente a mais ambiciosa música do álbum: "Icon". 

Parece que é fácil, mas os Pain of Salvation acabaram de fazer aquele que é seguramente um dos álbum em destaque de 2020 e mais uma forte adição à rica discografia dos suecos.

Nota: 8.5/10

Review por Mário Santos Rodrigues