About Me

Metallica - Lars Ulrich e James Hetfield não se lembram de como conheceram Kirk Hammett


Esta podia ser uma história de ressaca natalícia mas, se fosse, seria pura coincidência. Contudo, o passado dos Metallica, especialmente nos seus primeiros anos, contém muito álcool, portanto não excluamos a hipótese de uma amnésia induzida por uma bebedeira. O que é certo é que James Hetfield e Lars Ulrich, guitarrista/vocalista e baterista dos Metallica, respetivamente, não se recordam da primeira vez que conheceram o atual colega e guitarrista, Kirk Hammett.

Quem o confirma é o próprio, que afirmou numa entrevista para a série “Icons” da Gibson TV que esse primeiro encontro aconteceu ainda nos seus tempos nos Exodus, antes de substituir Dave Mustaine nos Metallica:

"Tínhamos um concerto marcado para uma ‘Metal Monday’, que foi a primeira dos Exodus no Old Waldorf [em São Francisco]. Conseguimos esse concerto porque éramos amigos da banda principal, que se chamava Laaz Rockit. A banda que ia tocar pelo meio eram os Metallica e nós estávamos numa de ‘ah, isto é fixe, vamos tocar com os Metallica, brutal’. Lembro-me também de que nesse concerto estavam talvez umas cem pessoas e que, quando os Metallica tocaram, aquilo estava a abarrotar. Não sei donde é que aquelas pessoas todas vieram mas apareceram do nada. Os Metallica tocaram uns 45 minutos. Depois, quando eles abandonaram o palco, aquilo esvaziou – literalmente – e sobraram umas trinta pessoas para os Laaz Rockit. Na noite seguinte houve um concerto de beneficência para a revista Metal Mania e fomos convidados para tocar com os Metallica outra vez. Foi uma situação melhor porque éramos só nós e os Metallica. Conheci-os pela primeira vez nos camarins dos Mabuhay Gardens, que não eram grande coisa, pareciam um beco mas interior. Foi aí que começou a minha relação com eles. É bastante engraçado porque anos depois as pessoas perguntavam-me ‘quando é que foi a primeira vez que falaste com aqueles tipos?’ E eu respondia que os tinha conhecido nos Mabuhay Gardens, e o Lars [Ulrich] entrava numa de ‘a sério? Não me lembro disso’. O James [Hetfield] também dizia ‘hã, a sério?’ portanto eles nem se lembram disso."

Nesta entrevista, Hammett fala de histórias de infância, a sua primeira guitarra Gibson Flying V, a morte de Cliff Burton, baixista dos Metallica, e das gravações dos principais álbuns da banda, como “Kill ‘Em All”, “Master of Puppets” ou o chamado “Black Album”, entre outras revelações.

A série “Icons” está disponível na íntegra no canal da Gibson TV no YouTube, contando já com episódios com Bob Rock (produtor dos Mötley Crüe e Metallica), Tony Iommi (Black Sabbath) e Jerry Cantrell (Alice in Chains). O episódio completo com Kirk Hammett encontra-se disponível no vídeo abaixo.


Por: Daniel Lucindo - 26 dezembro 20