About Me

Nergal (Behemoth) enfrenta nova acusação de blasfémia por ter pisado uma imagem da Virgem Maria

O vocalista/guitarrista dos Behemoth, Nergal, está a enfrentar um nova acusação de blasfémia, desta feita devido a uma foto que publicou na sua conta oficial de Facebook, no ano de 2019, na qual se vê o músico a pisar uma imagem da Virgem  Maria.

O site Super Express publicou pormenores relativos à acusação, outrora partilhados por Aleksandra Skrzyniarz, porta-voz do escritório do procurador distrital de Varsóvia: "Adam D. é acusado de, no dia 25 de setembro de 2019, ter agido através da Internet, insultando publicamente um objeto de culto religioso cristão na forma da pessoa da Mãe de Deus, ao colocar uma foto no seu perfil de Facebook, na qual apresentava uma imagem danificada da Mãe de Deus, ofendendo desse modo os sentimentos religiosos de quatro pessoas. Representantes da Ordo Iuris e da Sociedade Patriótica foram informados sobre o delito de Nergal. O procurador de Varsóvia acrescentou que, durante a investigação, as vítimas foram interrogadas e um especialista no campo dos estudos religiosos foi nomeado: - O parecer conclui claramente que pisar a imagem da Mãe de Deus com um sapato é uma ofensa aos sentimentos religiosos."

"Ofender sentimentos religiosos" é considerado um ato de basfémia punível por lei, na Polónia, que pode resultar em multas e liberdades potencialmente restritas até dois anos, se for considerado culpado. Nergal declarou-se indignado com a acusação e disse o seguinte no seu perfil de Instagram:

"Outro processo em andamento. Qual é a razão? Em todos os casos é a mesma coisa: ofensa aos SENTIMENTOS RELIGIOSOS! Vocês conseguem imaginar este absurdo em pleno século XXl? A Polónia está mentalmente tão atrás da Europa civilizada, que somos literalmente o último bastião do intitulado 'casus da blasfêmia'. Até mesmo a Irlanda, país extremamente católico, removeu este parágrafo da sua constituição, recentemente. Tal ACONTECERÁ na Polónia em algum momento… e sim, estou disposto a ser esse trampolim. FODA-SE, o fundamentalismo religioso está em todos os buracos, porra. E, francamente, tenho certeza que vou ganhar este e TODOS os outros casos. Esperem e vejam."

A imagem em questão é esta:

Abaixo pode ser vista a publicação de Nergal:

Relembramos que Nergal, em 2010, rasgou uma bíblia em palco durante um espetáculo de Behemoth, e teve de responder em tribunal por essa ação, tendo sido declarado inocente no final. 

Por: Miguel Santos - 09 fevereiro 21