About Me

Neuropsy – "Vivisection of the Demented" Review

Grupo recente no quadro do death metal nacional, passada a estreia nos longa-durações com “Surpassing Rational Comprehension” (2018), os Neuropsy presenteiam-nos agora com este que será porventura um dos primeiros lançamentos de 2022. 
“Vivisection of the Demented” consiste em cinco faixas (mais uma de introdução) de puro death metal brutal bem produzido. Estes temas registam o atual estado de maturação dos setubalenses. De facto, estamos perante o melhor registo de estúdio do coletivo até à data, pelo menos em termos de produção. 

No que respeita à composição, não surgem propriamente novidades, daí que o registo seja mais uma marca de presença/atividade do que um motivo de festa. Escrever sobre EPs pode ser um tanto ingrato, por vezes. Apesar disso, não se pode tirar o valor em nada. “At the Verge of the Mirror”, com certeza a faixa mais intrigante, destaca-se do conjunto pela sonoridade mais exotérica e as vocalizações limpas, com a brutalidade e o gutural a separá-las pelo meio. Sobre a dita experiência, lembremo-nos do primeiríssimo “Plagues ov Egypt” (2017), e um tema ou outro do álbum já mencionado.
Abordando a temática da psique e os distúrbios mentais do humano, o que aqui temos é o ponto de encontro entre a maturidade adquirida e a determinação pelo que se quer fazer, não perdendo tempo em coisas desnecessárias, ainda que a experiência esteja lá, de forma subtil.

Nota: 7/10 

Review por Duarte Fernandes