About Me

Reportagem: Morte Incandescente e Velo Misere @ Metalpoint, Porto - 25/03/2022


Numa altura em que Morte Incandescente é anunciado como co-headliner para o próximo Mosherfest, é uma boa altura para recordar uma das duas datas de apresentação de «Vala Comum», lançado no ano passado. Ambas as datas se realizaram no mesmo fim de semana, em jeito de lançamento do seu quinto álbum de originais. 

Como banda suporte, os espanhóis Velo Misere. «Monomanía del Inexorable Vacío» é o álbum de estreia deste quinteto que se apresentou no Porto reduzido de um elemento, e por isso atuando sem baixista.

Sonoramente, o grupo apresentou uma barreira de cordas interessante, mas a postura do vocalista pouco ajudou a motivar o público, acabando o set do grupo a ser monótono. Valeram os dois últimos temas, no final, que trouxeram alguma musicalidade e criatividade, rompendo assim a monotonia.

Morte Incandescente é de todo outro nível e entregaram uma prestação baseada no novo trabalho, mas com as devidas visitas ao passado. A musicalidade do grupo transcende claramente os campos do black metal e muitos dos seus temas, entoados por outros nomes mais populares, poderiam até ter outro reconhecimento. Claro que o duo, ao vivo transmutado em trio, não o procura, mas jazem no seu set list diversas malhas que poderiam ser exploradas, no futuro, por outros.
«De Relâmpagos» revela-se fascinantemente melancólica, logo arrasada pela brutalidade de «Distúrbio Absoluto», num perfeito exemplo do delicado balanço de humores que percorre Morte Incandescente. «Vala Comum» é um grande disco e foi pena não se escutar ainda mais temas dele. Talvez o único senão na passagem do grupo por terras do norte e que deu direito a um encore não programado.

Resta aguardar pela próxima edição do Mosher Fest, a 4 de Junho, num regresso ao Drac e à Figueira da Foz.

Texto e fotografia por Emanuel Ferreira 
Agradecimentos: Morte Incandescente