About Me

Reportagem: Infected Rain e Hórus @ RCA Club, Lisboa – 05.07.2022


Estreia em Portugal dos Infected Rain e logo em dose dupla. Depois de terem atuado na véspera no Metalpoint, a banda desceu à capital para mais um concerto da sua Ecdysis Summer Tour. A acompanhá-los neste último, estiveram os Hórus, banda lisboeta que se encontra a apresentar Broken Bounds, o seu impressionante álbum de estreia.

O azar bateu à porta dos Hórus. Convidados a fazer a primeira parte deste espetáculo, a banda viu o seu guitarrista, Tiago Espadinha, ser impossibilitado de dar o seu contributo devido a problemas de saúde. Encarando o problema de frente, decidiram não cancelar a sua atuação, fazendo-o apenas com um guitarrista. O seu recente álbum era o mote para este concerto e parecia até que a disposição dos temas seria idêntica, pelo menos até ao terceiro, “Haunted by Faith”. A boa impressão com que ficámos desta banda no seu anterior concerto ficou confirmada nesta noite. Apesar da ausência forçada de um dos seus elementos, de verem Duarte Cera “empurrado” com a sua bateria para a lateral do palco - devido ao equipamento dos Infected Rain já se encontrar instalado -, esta banda deu tudo. Martim Pinto não se cansa de puxar pelo público, nem que para isso tenha que descer do palco para se misturar com ele. Seria falso dizer que o som dos Hórus não ficou beliscado sem um dos guitarristas, mas o espetáculo em si, foi muito bom. O momento alto foi a participação de Eduarda Soeiro, dos Glasya, no tema “The Path”.

Com grande parte dos presentes ainda a recordar o fantástico concerto dos Jinjer, no passado dia 29, eis que a Amazing Events apresenta ao público português os Infected Rain, banda moldava, com algumas semelhanças à banda ucraniana. Com um visual garrido, Elena Cataraga, ou se preferirem, Lena Scissorhands, é uma frontwoman fantástica: enérgica, comunicativa, detentora de uma bela voz, capaz de ser melódica, mas também de emitir impressionantes guturais. É esta alternância que torna a música dos Infected Rain tão especial, tudo isto apoiado, é claro, por uma banda muito eficaz. Com o seu mais recente álbum, Ecdysis, lançado no princípio deste ano, os Infected Rain aproveitaram para tocar alguns temas desse registo. Não foi, no entanto, por aí que começaram. O primeiro tema da noite foi “Pendulum”, após o qual, Lena agradeceu ao público presente com um simpático “muito obrigado”. Os restantes elementos da banda estiveram à altura da vocalista, houve uma movimentação constante em cima do palco e essa energia chegava naturalmente a quem se encontrava a assistir. Em “The Realm of Chaos” - tema que conta originalmente com Heidi Shepherd dos Butcher Babies -, Lena desceu do palco para dividir em dois o público presente no RCA e fê-lo de uma ponta a outra. O que pretendia era fácil de adivinhar, uma wall of death… e teve sucesso. Com o concerto a terminar, houve ainda tempo para saltar ao som de “Fighter” e “Orphan Soul”. Tudo isto antes do exigido encore que resultou na interpretação de dois temas mais: “Fool the Gravity” e “Sweet, Sweet Lies”, que deu origem a um moshpit.

Bombástica atuação dos Infected Rain ao longo quase uma hora e meia de concerto. Quem os viu, ficou certamente com vontade de repetir a experiência numa próxima visita da banda a Portugal. 


Texto por António Rodrigues
Fotografias por Tânia Fidalgo

Agradecimentos: Amazing Events