About Me

Entrevista aos Avatarium



“Death, Where Is Your Sting”, o novo álbum dos Avatarium foi lançado pela AFM Records, no 21 de outubro de 2022, e marca um novo capítulo para a banda.  O guitarrista Marcus Jidell apresentou-nos o lançamento e o seu conceito. 

M.I. -  Meus amigos suecos, que grande honra é receber-vos e entrevistar uma banda tão icónica! Como é que têm passado?

Obrigado e o prazer é nosso! Temos vivido a vida, com altos e baixos, mas as coisas estão a ir bem.


M.I. -  “Death, Where Is Your Sting” foi lançado no dia 21 de outubro, via AFM Records. Parabéns por assinarem com uma das mais importantes editoras na indústria da música. Este é um novo capítulo para os Avatarium e para vocês, musical e pessoalmente. De que forma acham que a AFM vos ajudará a alcançar um caminho mais elevado? Que planos têm para o futuro com este acordo? 

Esperamos que a AFM seja uma boa forma para divulgar a nossa música para as pessoas que deveriam ouvi-la. A nossa música exige atenção do ouvinte, acho que não é para todos, mas não podemos fazer de outra maneira. Dostovjeski diz algo assim no romance Njetotjka Njezvanova “Fazes isto pelo amor à arte que amas, exclusivamente pelo motivo de ser arte e nada mais”. Esses são mundos muito inspiradores e acho que o amor pela arte deve vir sempre antes do dinheiro e da fama. Pode ser mais fácil dizer do que fazer, claro, mas é um objetivo importante para mim.


M.I. -  Vocês trabalharam muito para cultivar o vosso próprio caminho na cena do Doom Metal, com letras únicas e contemporâneas. Como é que escreveram as letras para este álbum? Quais foram as vossas principais experiências?

A Jennie-Ann escreveu todas as letras e acho que são inspiradas no nosso tempo durante a pandemia, entre outras coisas. Eu sei que ela lê alguma poesia que também a inspira. Às vezes eu posso inventar um assunto e se ela quiser, pode ser um embrião para uma letra. Costumamos conversar muito sobre as letras para que ambos sintamos que elas funcionam com a música, têm algo a dizer e abordam questões que nos interessam. A Jennie-Ann também é uma psicoterapeuta certificada e acho que isso inspira a maneira como ela reflete sobre a vida e a maneira como ela junta as palavras.


M.I. -  Todos os álbuns de Doom Metal são muito sombrios, pesados e poéticos, o vosso não é uma exceção. Para a criação das letras, a poesia sempre teve um papel importante. Que poetas mais te inspiraram? Descobriste poetas novos? Podes sugerir um bom livro de poesia? 

Recomendo a todos que leiam Fjodor Dostojevskij, mesmo que não seja poesia, mas ele aborda cada canto das nossas almas e é extremamente esclarecedor, emocionante e interessante. O único problema pode ser que, quando começas a ler as suas obras, é difícil voltar aos livros “normais”.



M.I. -  Para explorar o mundo dos Avatarium, o ouvinte deve ter a mente aberta, deixar a música entrar no coração e explorar as letras. Novas dimensões, Deuses, Demónios, luz e escuridão podem ser sentidas. Quão importante é uma mente aberta para ti? Achas que isso pode ajudar os novos fãs a entender a vossa nova criação?

Acho que ter a mente aberta é sempre bom na vida e não recuar só porque algo é exigente ou difícil de entender. Mas dito isso assim, acho que este álbum é bastante fácil de gostar à primeira audição, mas espero que tenha várias partes para que possas ouvir de novo e explorar coisas novas na música e nas letras.


M.I. -  Este álbum segue o aclamado álbum de 2019: “The Fire I Long For”! É uma continuação? Será uma trilogia? Podes contar-nos mais sobre isso, por favor?

Cada álbum dos Avatarium tem uma identidade própria, e isso é importante para nós, mesmo que siga uma trilha e um conceito. Tentamos encontrar ângulos diferentes em cada álbum, tanto musicalmente quanto em termos de produção. Estamos muito orgulhosos do novo álbum, assim como dos anteriores. Mas como o Leif Edling me disse uma vez: “Se não tentares fazer o melhor álbum que alguma vez fizeste, enquanto trabalhas em material novo, não adianta fazê-lo”. Concordo plenamente com isso, e esse é sempre o nosso objetivo!


M.I. -  A morte é um grande fascínio, daí o nome do álbum. O que é que na morte te fascina? Fala-nos mais sobre o tema que escolheram para o disco.

Eu só posso falar por mim. Contemplar a nossa futura morte, é uma forma de valorizar o tempo que temos aqui na terra e tentar viver a vida da melhor forma possível. Tocar música e ser criativo é para mim um contacto com outra realidade transcendente e é provavelmente por isso que continuo a ser músico e continuo a gostar do que isso traz para a minha vida. 
Ninguém sabe o que acontece quando morremos. Acredito que quando nascemos, ganhamos esse “companheiro” que vai caminhar ao nosso lado para toda a vida. Ele é um farsante e um mentiroso que tenta sempre rebaixar-nos ou às pessoas à nossa volta. Algumas pessoas chamam-lhe Satanás. Ela é a voz na tua cabeça que diz: “Não podes fazer isso; Não és bom o suficiente” e ele é a voz da inveja quando as outras pessoas têm sucesso e a voz do ressentimento e do mal. Acredito que quando morremos, finalmente nos livramos dele. Isso seria uma coisa boa com a morte, se for esse o caso. Pensar nesse “gémeo do mal”, que está sempre no meu ombro esquerdo, torna mais fácil para mim reconhecer quando me estou a comportar de forma estúpida, falsa e perversa. Quanto mais tento ser humilde e amoroso, mais silenciosa fica aquela voz, embora esteja sempre lá. Espero que ele fique em silêncio quando eu estiver no meu leito de morte e isso seria morrer em total harmonia e amor.


M.I. -  Vamos falar sobre a música? Como é que a compuseram?

Geralmente começa comigo a apresentar um riff, uma ideia musical, uma melodia vocal, etc. à Jennie-Ann e se ela gostar da ideia, começamos a trabalhar nela juntos. Muitas vezes, ela não gosta, mas o nosso acordo silencioso é que ambos precisamos de gostar da ideia para continuar. Todos os dias, quando toco guitarra ou piano, tenho ideias e, se acho que é interessante o suficiente, registo no meu gravador. De vez em quando, olho para as minhas ideias e, geralmente, não gosto de mais do que uma em cada dez ideias. As vezes que sentimos que temos algo que nos envolve, continuamos com a música. Nós reunimo-nos e tentamos seguir em frente e, depois de um tempo, ambos precisamos de tempo para continuar com a composição por conta própria e assim vai e volta até sentirmos que temos uma música que é boa o suficiente.
Grande parte do meu processo criativo é inspirado pelo Leif Edling e no que ele me ensinou. Sempre conversamos muito sobre estas coisas, é extremamente interessante e muito importante para mim tentar entender e ficar mais sábio no processo criativo.


M.I. -  O CD bónus, no Earbook limitado, tem cinco músicas. Foi difícil fazer arranjos para elas? Que novas adições incluíram?

O CD bónus faz parte dum Earbook limitado, que é uma espécie de livro de mesa que fizemos e do qual estamos muito orgulhosos! Tem lindas fotos do grande fotógrafo Niklas Palmklint e uma história pessoal sobre o processo de gravação escrita pela Jennie-Ann. As músicas bónus foram gravadas ao vivo no estúdio e são versões bastante contrastantes de 5 músicas nossas mais antigas, que incluí uma versão “Dark-Surf-Style”, da “Boneflower”. Eu mesmo fiz a mistura na grande consola SSL 9000, que pertencia ao Benny Andersson, dos ABBA. Todos os nossos itens limitados esgotaram sempre, portanto, se gostas dos Avatarium, sugiro comprar um antes que acabem.


M.I. -  Este álbum é tão incrível, é claro que será um dos melhores álbuns deste ano. Vocês escreveram duas das melhores canções: “Stockholm” e “Mother Can You Hear Me Now”! Importas-te de nos contar a história por trás delas, por favor?

Oh, obrigado, isso significa muito para nós!
“Stockholm”: Acho que a música é sobre como podes viver numa cidade bonita e pacífica, mas ainda assim a solidão e os demónios (depressão) podem assombrar-te. Quando medimos o nosso padrão de vida, quase sempre falamos sobre quanto dinheiro e posses temos e quase nunca falamos sobre coisas como, quanta liberdade temos? ou quanto amor damos e recebemos nas nossas vidas? Eu tento concentrar-me mais nessas coisas, mas é muito fácil esquecer.
Nós escrevemos essa música com o Leif Edling e a Jennie-Ann escreveu uma linda letra que na sua tristeza e escuridão, também traz um pouco de esperança e luz para nós.

“Mother Can You Hear Me Now”: Escrevemos essa música com o nosso amigo e ex-teclista, Rickard Nilsson, e adorei o resultado final. A letra da Jennie-Ann também é uma das minhas favoritas e penso sempre na minha mãe, que já não é viva, quando ouço essa música. O solo é uma homenagem a ela, que tanto amava a música, mas nunca conseguiu entender a música e instrumentos “modernos”, como ela dizia. A minha mãe era uma pessoa complicada e demorei alguns anos para encontrar paz com a sua memória. Finalmente alcancei aquele estado de espírito em que há principalmente pensamentos amorosos que surgem ao pensar nela e isso ajuda-me a ficar mais tranquilo.
Se perguntares à Jennie-Ann sobre a letra, podes obter uma resposta totalmente diferente e é assim que deve ser.


M.I. -  “An Evening With Avatarium – Live in Stockholm January 2020”... um DVD épico ao vivo que é uma obra-prima. Lembras-te da sua gravação? Quais foram as melhores partes? Importas-te de nos contar alguns segredos sobre ele?

Esse deveria ser o primeiro concerto do álbum “The Fire I Long For”. Foi um pouco antes da pandemia e felizmente foi registado na câmara graças ao meu querido primo Magnus Stenvinkel e à empresa para a qual ele trabalha, a Blackbox. Lembro-me que ele perguntou se deveríamos filmar e eu estava realmente muito cético, já que era o nosso primeiro concerto, e eles, geralmente, não correm a 100%. Enfim, nós fizemo-lo, e depois de alguns meses, o nosso engenheiro de som, Viktor Stenquist, enviou-me uma mistura que ele fez numa das músicas totalmente por iniciativa própria. Então, de repente, tínhamos imagens e gravações de som de um concerto que acabou por ser muito bom. Somos abençoados com este tipo de pessoas maravilhosas nos Avatarium e nunca vou tomar estas coisas como garantidas e sinto-me muito grato a todos os envolvidos. O Stenquist fez uma mistura incrível e o Stenvinkel editou o vídeo muito bem e o resultado é o que tu vês se tiveres o DVD.


M.I. -  Dois EPs e quatro álbuns. Quais foram os mais fáceis e os mais difíceis de gravar? E o mais engraçado?

Cada álbum tem os seus desafios e isso provavelmente faz parte da diversão. Na verdade, tudo na vida que importa, exige muito esforço e tempo, na minha opinião. A paternidade é provavelmente a prova final dessa afirmação.


M.I. - O Marcus também é escritor e escreveu um livro em sueco: “Rovet”! Conta-nos mais sobre isso, por favor.

Nos meus sonhos, eu adoraria ser escritor, mas o livro “Rovet” foi escrito pelo meu querido amigo Stefan Spjut. Mas escrevi músicas para o audiolivro do qual tenho muito orgulho.
Espero que seja traduzido para português para que também possas disfrutá-lo. O livro é uma virada de página fantástica sobre o caminho dos trolls para o norte da Suécia.


M.I. -  Vocês foram ao Summerbreeze Open Air para se tocarem. Como foi? Que bandas viram? O que vem a seguir em tournée para vocês? Talvez vir para Portugal?

Foi um grande concerto, e é sempre emocionante ver os nossos fãs. As pessoas às vezes até choram, e não podes obter uma recompensa maior do que essa. Na vida, nunca sabes o que é uma bênção e o que é uma maldição. Estou feliz por estar onde estamos hoje, porque permite-nos ter muita liberdade criativa. Não somos a maior banda do mundo, mas temos os melhores fãs que realmente se interessam por música e arte. Muitas vezes, quando encontro um fã da nossa banda, sinto que essa pessoa podia ser minha amiga íntima. É-nos permitido explorar novos terrenos musicais e os nossos fãs acompanham-nos nesta viagem e até nos incentivam, que coisa fantástica!
Agradecemos a todos que ajudam a divulgar os Avatarium, por isso, obrigado por fazeres este artigo!


M.I. -  Obrigada novamente pela grande honra em recebê-los e entrevistar uma banda tão icónica. Queres deixar uma mensagem para os fãs portugueses?

Espero ver-vos em breve na estrada e obrigado por apoiarem a música e os Avatarium! Nós adoramo-vos!

Ouvir Avatarium, no Spotify

For English version, click here

Entrevista por Raquel Miranda