About Me

Reportagem: Enforcer, Affäire e Would You Kindly? @ RCA Club, Lisboa – 11.11.2022



Uma noite mágica de heavy metal, a fazer lembrar os anos 90. É sabido que os Enforcer têm essa capacidade. A sua música assenta no metal tradicional, ou naquele que ficou conhecido como speedmetal e que teve o seu apogeu na já referida década de 90. Ideal para os mais saudosistas, mas também para o público mais jovem que se identifica com a música destes suecos.

Como de costume, uma primeira parte com bandas nacionais. Desta vez os privilegiados foram os Would You Kindly? e os Affäire. Estes primeiros estreavam-se mesmo em palco e com certeza não se esquecerão jamais que o fizeram no mítico RCA. Esta jovem banda de Cascais conta com duas vocalistas, ambas com uma enorme capacidade vocal, suportadas por um trio de músicos, também eles muito bons. O seu hard rock conquistou quem assistiu e deu até para interpretarem “Zombie”, original dos The Cranberries.

Os Affäire regressaram a uma casa que bem conhecem. Com alguns retoques na sua formação, Tawny largou as quatro cordas e agora assume por completo o papel de vocalista, a banda lisboeta esteve à altura do evento, tocando temas dos seus trabalhos, com especial destaque para "Less Ain´t More" de 2019. Foi, contudo, “Devil´s Cross” a marcar o arranque da sua atuação de meia hora. 30 minutos que serviram para assistirmos a novos temas, como o single “Paradise Café” e “Wild Romance”, mas também algumas músicas mais velhinhas, como “Japanese Teaze”, lançada originalmente em 2011 e que encerraria mesmo a atuação desta noite. Uma atuação muito bem conseguida, diga-se.

Já com 17 anos nestas andanças, os Enforcer conquistaram o seu espaço e são seguramente das melhores bandas dentro deste género. Agarrando-se a um estilo que foi sendo sufocado por tantos outros que foram surgindo, a sua opção pelo metal mais tradicional é a razão do seu sucesso. A sua música tem tudo o que é necessário: ritmos rápidos, refrões orelhudos, solos de guitarra que encaixam na perfeição nos seus temas e melodia q.b. Em palco, tudo funciona na perfeição, como ficou bem patente nesta noite. A entrada da banda deu-se ao som de um clássico de Joan Baez, aqui pela voz de Rob Halford. “Diamond and Rust” ouvia-se no RCA, enquanto os Enforcer aguardavam para fazer a sua entrada em palco, começando logo com “Destroyer”, que agarrou logo o público que acorreu em número muito significativo a este evento. Primeiro momento alto da noite deu-se com “From Beyond”, um dos muitos clássicos que a banda acumula. Com “Live for the Night” deu-se início ao moshpit, (sim, a música dos Enforcer também dá para isso), para de seguida se fazer uma visita ao mais recente álbum, Zenith. As músicas deste trabalho de 2019 assentam como uma luva na setlist da banda, ao lado de temas como “Mesmerized by Fire”, ou mesmo “Running in Menace”. Estávamos já com uma hora de concerto quando a banda tocou “Take Me Out of this Nightmare”, mais um hino ao heavy metal e oportunidade para toda a assistência cantar com a banda, aceitando o convite de Olof Wikstrend para o fazer. Teria sido um final de noite perfeito, mas quando os Enforcer abandonaram o palco percebeu-se perfeitamente que ainda regressariam. A energia que se sentia na sala fazia-o prever. O encore foi então composto por “Katana” e “Midnight Vice”, para contentamento de toda a sala.
O concerto dos Enforcer é tudo aquilo que o público espera quando acorre a um concerto de heavy metal. Entrega completa dos suecos que estavam a disfrutar genuinamente, como se tratasse da sua primeira vez. O vocalista esteve incansável a puxar pela audiência e esta, composta por indivíduos das mais diversas faixas etárias, respondeu de forma positiva. A sua música agrada a muita gente e ninguém deixou o RCA descontente.

Uma palavra final de agradecimento para a Amazing Events que apostou - e bem - em bandas de abertura mais hard rock, género que não tem tido assim tanto espaço nos palcos nacionais.


Texto por António Rodrigues
Fotografia por Rita Almeida
Agradecimentos: Amazing Events