About Me

Allegaeon - "Formshifter" Review





Confesso que não conhecia estes norte americanos antes de este disco ter aparecido na minha caixa do correio. Desconhecimento total. E a forma como escutamos um disco de uma banda do qual nunca ouvimos sequer uma nota é diferente daquelas que conhecemos o que já lançaram na sua carreira. Pelo “press release” disponibilizado pela editora, informam que são uma banda formada em 2005 e são conhecidos como os reis do death metal melódico do Colorado. Com apenas um disco lançado em 2010, “Fragments of Form and Function”, o interesse em escutar este disco era agora mais elevado.

E que surpresa! “Formshifter” é um disco fantástico! Não é apenas death metal melódico, é também muito técnico, muito interessante e muito bem executado. Todos os elementos do estilo estão aqui, desde as vozes guturais, riffs cortantes e rápidos e montes de blastbeats, mas tudo realizado de uma forma equilibrada e que resulta num disco que é uma lufada de ar fresco no estilo. Imaginem a melodia de uns In Flames mais furiosos, com a ferocidade de uns Hypocrisy antigos e o peso de uns Meshuggah e terão uma ideia geral do que este “Formshifter” é, um disco intenso, poderoso, catchy e magistral.

O que salta logo à primeira vista é a coesão e brutalidade da secção rítmica, capaz de arrancar tinta das paredes tal a força e precisão com que debitam ritmos ora a meio-tempo ora rápidos, e um trabalho de guitarras exemplar. Efectivamente, a quantidade de ritmos e solos presentes neste disco é de uma técnica muito (mas mesmo muito) acima do que costumamos ouvir em bandas similares. No entanto, e para tornar tudo exemplar, as vocalizações de Ezra Haynes conferem o poderio necessário a este disco.

Desde a abertura com “Behold (God I Am)”, passando pela intensidade de “A Path Disclosed”, a sublime “Iconic Images”, que inicia de uma forma brutal, mas que a partir do meio do tema se torna numa peça absolutamente arrepiante de guitarra acústica, capaz de arrancar algum tipo de emoção mesmo no metaleiro mais empedernido.

O restante disco segue a mesma linha, nunca baixando de intensidade ou genialidade. É impossível chegarmos ao final deste disco e não ter estas duas acções: voltar a ouvi-lo e tentar arranjar o primeiro disco “Fragments of Form and Function”. Foi exactamente isso que fiz e posso dizer que este “Formshifter” é um pouco superior ao disco anterior, mas que deixa uma certeza: estes Allegaeon são realmente os reis do death metal melódico do Colorado e não só. Arriscam-se a ser os reis do death metal melódico mundial.

Com uma produção poderosa realizada por Daniel Castleman nos Lambesis Studios, “Formshifter” é um álbum essencial para quem aprecia este tipo de metal e não só. Se apreciam death metal intenso e de superior qualidade, este disco é mais que indicado.

Altamente recomendado.



 
Nota: 9.2 / 10

Review por João Nascimento