About Me

Paradise Lost - "Faith Divides Us - Death Unites Us" Review

Os Paradise Lost,que foram uma das bandas precursoras do Death/Doom Metal e do Gothic Metal, decresceram bastante a nível qualitativo depois dos seus momentos de maior brilhantismo, os álbuns "Draconian Times","Icon" e "Gothic".

"One Second" ainda foi um razoável álbum e com alguns bons temas apesar da banda aí já se estar a afastar do som Metal dos primeiros CDs. Mas o descalabro aconteceu com "Host", com um som mais electro/pop próximo de uns Depeche Mode e depois com "Believe In Noting", um álbum pop/rock desinspirado. "Symbol Of Life" também não melhorou muito o panorama e só com o auto-intitulado "Paradise Lost" de 2005, a banda mostrou querer recuperar algum do seu som mais Metal, sendo um bom álbum mas faltando-lhe alguma consistência. Em 2007 com "In Requiem" os Paradise Lost voltaram por assim dizer,"à boa forma" com um óptimo álbum, que mostra a banda de regresso ao seu som de peso melancólico característico.


Este ano os Paradise Lost tomaram como referência músicas como "The Enemy" e "Never For The Damned", (que são as mais pesadas e talvez mesmo as melhores músicas de "In Requiem") para compor as músicas deste álbum e o resultado foi bastante bem conseguido, sendo "Faith Divides Us Death Unites Us" ainda superior ao seu antecessor e consequentemente o melhor trabalho da banda desde o seu 'Magnum Opus', o álbum "Draconian Times". Nick Holmes tem aqui uma grande performance, a melhor e mais convicta em vários anos, alternando a voz agressiva com outros momentos de voz limpa, sendo de destacar o óptimo trabalho de guitarras, bastante envolvente. As músicas estão bem compostas, mais 'doomy' e melancólicas, maioritariamente mais pesadas dos que nos anteriores álbuns, embora este trabalho tenha variedade e momentos de melodia sublime como no tema título.
"As Horizons End" é uma óptima música e abre o álbum da melhor forma, dando uma boa ideia do que está para vir. Mas é sensivelmente a meio do CD que temos os seus melhores temas como "Faith Divide Us Death Unite Us", uma grande música com um excepcional e forte refrão, sendo este tema de uma grande beleza melódica. O tema seguinte "The Rise Of Denial" por sua vez é o mais pesado e com maior agressividade vocal que a banda compôs desde a altura de "Draconian Times" e é outro dos grandes temas do álbum. A destacar temos também "Last Regret", um tema muito 'doomy' e intenso, grande malha esta.

Este é um grande álbum. Todos os fãs que a banda perdeu pelo caminho durante todo o tempo em que fizeram trabalhos menos bem conseguidos, deverão dar uma oportunidade à banda e ouvir este álbum com atenção. Mas não esperem ouvir um "Draconian Times" parte II, porque esse foi um momento único e os Paradise Lost já demonstraram em todos os seus trabalhos que nunca fizeram nem farão álbuns iguais, nem para o bem nem para o mal...


Nota:8.7/10

"Faith Divides Us - Death Unites Us" track list:

01. As Horizons End

02. I Remain

03. First Light

04. Frailty

05. Faith Divides Us - Death Unites Us

06. The Rise Of Denial

07. Living With Scars

08. Last Regret

09. Universal Dream

10. In Truth



Review por Mário Rodrigues