About Me

Vomitory - "Opus Mortis VIII" Review

No campo do death metal enquanto género musical, existe sempre a tendência de ao fim de uns anos a praticar sempre o mesmo estilo, as bandas optarem por alterar a sua abordagem musical, tentando dar uma nova roupagem e actualização ao seu som dentro de um género já um pouco estagnado e já com poucas ideias para oferecer. Algumas conseguem-nos com algum sucesso e essa alteração torna-se uma mais-valia para a banda e a sua sonoridade, outras o resultado final não é exactamente o esperado e o que pretendiam fazer torna-se um fardo complicado para uma banda suportar.

No entanto, existem bandas que se mantêm fiéis ao seu propósito. Os Vomitory são uns desses casos. É de louvar que ao 8.º álbum de originais, esta banda sueca consegue manter os mesmos níveis de intensidade que nos têm habituado ao longo dos mais de vinte anos de carreira. Este novo disco, “Opus Mortis VIII” é então mais uma lição de bom death metal, rápido e directo, sem grandes floreados. A brutalidade impressa nestes dez novos temas é já o habitual para este quarteto. Temas rápidos e intensos, sem ser num ritmo blastbeat de uma ponta a outra (que se pode tornar monótono), mas brutal, variado e interessante o suficiente para nos deixar com dedo longe do botão “skip” do leitor de CD´s. Talvez a maior alteração, comparando com os registos anteriores (“Carnage Euphoria” de 2009 e “Terrorize Brutalize Sodomize” de 2007) é uma maior variedade no som da banda, injectando alguns apontamentos mais lentos e cadenciados (sem no entanto deixarem de ser brutais) e alguns momentos onde parece estarmos a ouvir uma banda de thrash metal.

Quem olha para a carreira desta banda e tem algum conhecimento do que foram lançando ao longo dos anos, sabe que os Vomitory sempre primaram pela homogeneidade, lançando álbuns de qualidade com uma cadência assinalada, demonstrando que o fazem, sabem fazer bem. E este novo disco não é excepção. São 36 minutos de qualidade e intensidade que, apoiados num excelente trabalho de guitarra, uma secção rítmica à altura e uma produção poderosa e clara, demostra que os mais de vinte anos desta banda foram bem aproveitados.

Sinal de estabilidade provada neste novo disco, onde a banda se mantém inalterada, contando com dupla fundadora do quarteto, os irmão Urban e Tobias Gustafsson (guitarrista e baterista respectivamente), o baixista / vocalista Erik Rundqvist desde 1996 e o segundo guitarrista, Peter Östlund na banda desde 2005. Novamente gravados nos “Leon Studios” na Suécia, pela banda e pelo produtor Rikard Löfgren, “Opus Mortis VIII” certamente irá figurar nas listas de “best off” na imprensa especializada pelo mundo.

Nota: 8.5 / 10
“Opus Mortis VIII” track list:

1.Regorge In The Morgue
2.Bloodstained
3.They Will Burn
4.The Dead Awaken
5.Hate In A Time Of War
6.Torturous Ingenious
7.Forever Damned
8.Shrouded In Darkness
9.Combat Psychosis
10.Requiem For The Fallen


Myspace oficial: http://www.myspace.com/vomitoryswe


Review por João Nascimento