About Me

Switchtense - "Switchtense" Review

Fez em Março dois anos, que fiz a crítica ao longa duração de estreia dos Switchtense "Confrontation Of Souls" e dei conta de que tinha em mãos um dos melhores álbuns nacionais desse ano, o que se veio a confirmar. O álbum de estreia do colectivo, foi um trabalho marcante no panorama de peso português e mostrou a muita gente que se dignou a ouvi-lo, ser um disco que não fica nada a dever ao que se faz lá fora dentro do género. A carreira do grupo deu um salto significativo fruto desse excelente álbum e de muitas e demolidoras actuações por todo o país. Os Switchtense são sem dúvida uma banda de palco e isso reflecte-se na energia e qualidade dos seus discos, o que fica bem demonstrado neste segundo álbum.

As características que os tornaram conhecidos estão todas aqui: o thrash poderoso, rápido, moderno e cheio de groove e uma costela hardcore não tão acentuada como no álbum de estreia, mas ainda assim presente. O álbum é maioritariamente rápido - há aqui temas ainda mais velozes do que em "Confrontation Of Souls" - mas também alguns mais meio tempo do que nesse trabalho. As duas últimas músicas têm alguns riffs a roçar o death/thrash, o que até pode vir a ser mais explorado futuramente pela banda. Pardal e Neto com vários excelentes riffs, ora mais thrash ora mais groovy, demonstram ser uma das melhores duplas de guitarristas do metal nacional (tanto em estúdio como ao vivo). Hugo mantém o seu registo berrado bem poderoso e agressivo, que tão bem encaixa na sonoridade dos Switchtense e a cereja no topo do bolo é o fantástico trabalho de bateria do imparável Chinês.

O segundo álbum de uma banda costuma ser muito importante ou mesmo decisivo para a carreira da mesma, ainda mais quando o primeiro álbum é de grande nível. Neste caso depois de várias audições concluí que o novo disco supera a estreia, devido principalmente a um conjunto de temas ainda mais forte do que o de "Confrontation Of Souls". "Face Off", "In Front Of Your Eyes", "Legacy Of Hate", "Unbreakable", "This Is Only The Beginning", "Die Alone", entre outros, são os novos gritos de guerra dos Switchtense, grandes temas que irão elevar a banda a outro patamar, manter os fãs antigos e ganhar mais um bom número deles.

Este é um disco altamente recomendado a fãs de bandas como: Lamb Of God, Pantera, Hatebreed, Hatesphere, The Haunted, Sepultura, ou Dew-Scented. Nuns casos por influência directa no som da banda, noutros mais por similaridades estilísticas. Poderá agradar a todos os apreciadores do thrash mais moderno e/ou agressivo e os apreciadores do género, não precisam mais de consumir o que vem de fora, porque temos um nome no mesmo patamar dos melhores! "Switchtense" é um grande álbum, sem dúvida um dos melhores dos últimos anos a nível nacional.

Nota: 8.6/10
"Switchtense" Track List:

01. Concrete Walls
02. Face Off
03. Living a Lie
04. In Front of Your Eyes
05. Unbreakable
06. Head of State
07. This is Only the Beginning
08. Let Them Die Alone
09. Scars of Attitude
10. I Will Stand Stronger
11. The Legacy of Hate ( c/ Leif Jensen, Dew-Scented )
12. Awaiting the Downfall




Review por Mário Rodrigues