About Me

Wolf - "Legions Of Bastards" Review

O termo “retro” é, usualmente, como algo depreciativo mas em muitos casos, o termo não chega a beliscar a qualidade evidenciada pela música e este Legions Of Bastards é um desses casos. Tudo aqui cheira a clássico, desde as letras (“Skull Crusher”, “Tales From The Crypt” e “Nocturnal Rites” gritam por todos os lados METAL, apenas para dar alguns exemplos rápidos), os riffs aguçados e certeiros, e os solos, que sem cair na masturbação exibicionista gratuita, dão aquela cor bem especial a cada tema, o feeling de querer fazer air guitar sem dó nem piedade.

“Vicious Companions” inicia o álbum da melhor forma, e mesmo estranhando o primeiro verso, assim que surge o refrão, é oficial, o ouvinte está agarrado. A voz de Niklas Stalvind é agressiva sem ser gutural, é cativante sem ser melódica e a cada refrão chama a si toda a atenção (verificar “Full Moon Possession” e “Jekyll & Hyde”). Um dos pontos fortes deste álbum, ligeiramente mais agressivo que os anteriores, é o número variado de influências notar-se descaradamente. Se alguns podem acusar este facto como indicativo como a falta de identidade ou originalidade, para os verdadeiros fãs de heavy metal, apenas funciona como um chamariz, um isco ao qual é impossível ficar indiferente. Como alguns exemplos temos a já mencionada “Jekyll & Hyde” faz lembrar a “Zero, The Hero” dos Black Sabbath, era Ian Gillan; um dos riffs da Absinthe poderia ter sido composto por Samson ou Witchfynde; “Road To Hell” também a relembrar Sabbath com o seu riff inicial.

Podem chamar de “retro”, de pouco original, de o que quiserem mas ninguém poderá negar a qualidade e honestidade que transpiram destes onze temas, como muitas bandas que se dizem inovadoras não conseguem, porque no final do jogo, não basta ser bons, não basta ter bom visual, não basta ter grandes produções. No final do jogo, apenas aqueles que o fazem com o coração conseguem ir mais além e apesar de não se prever que os Wolf se tornem no maior grupo de música pesada do mundo, de certeza que irão angariar mais fãs e deixar aqueles que já o são satisfeitos porque este é sem dúvida um dos seus melhores álbuns, essencial nas audiotecas que tenham as discografias de Priest, Maiden, Sabbath.

Nota: 8.6/10

"Legions Of Bastards" track list:

01. Vicious Companions
02. Skull Crusher
03. Full Moon Possession
04. Jekyll & Hyde
05. Absinthe
06. Tales From The Crypt
07. Nocturnal Rites
08. Road To Hell
09. False Preacher
10. Hope To Die
11. K-141 Kursk


Myspace Oficial: http://www.myspace.com/wolfheavymetal


Review por Fernando Ferreira