About Me

Stormwarrior - "Heathen Warrior" Review

A Alemanha é uma das mais brilhantes, históricas e incontornáveis escolas para qualquer apreciador da boa arte de fazer Heavy Metal nas suas mais variadas formas. Não só em termos económicos, também musicalmente o tubarão europeu respira saúde, por via de nomes como o de Stormwarrior que vão mantendo bem viva a chama e o legado iniciados por Helloween, Blind Guardian, Grave Digger, entre outros que, diga-se, continuam distantes de passar o testemunho, felizmente. A banda de Hamburgo, sintomático, lança em 2011 o seu quarto longa-duração “Heathen Warrior”, sucessor de três esplêndidos álbuns que foram colocando a fasquia num nível extremamente elevado e alguma pressão sobre cada novo trabalho que, no entanto, tem sido bem gerida mantendo sempre bem elevada a bandeira do Heavy Metal germânico e europeu.


Praticantes de um Power/Heavy Metal (o separador “Speed” já não vale a pena), a génese da sua terra, de marcadas influências dos Helloween de Kai Hansen, os Stormwarrior vão tentando recriar de álbum para álbum novos riffs, harmonias de aço e refrões que conquistem os fãs instantaneamente. O “Guerreiro Pagão” apresenta-se como mais um álbum muito interessante dos alemães, com os ingredientes que uma obra do género deve contemplar. A velocidade que os ligava tanto ao “Walls of Jericho” de Helloween, tem conhecido um certo abrandamento, talvez por culpa de mudanças na formação a meio do caminho, mas não falta emoção e espírito aquando de solos faiscantes, refrões que entoamos com o punho apontado aos deuses e melodias simples sem pretensiosismos, que ao serem absorvidas nos roubam um “Isto é que é Metal!” .


Uma tempestuosa introdução coloca o guerreiro no campo de batalha e a faixa homónima é o primeiro grande momento do disco, embora se cifre uns furos abaixo do início do álbum anterior que revelou um tema de abertura absolutamente mítico. Temas como «Heirs To The Fighte» e «Bloode To The Bloode» são boas demonstrações de qualidade, e «Fyre and Ice» é de outro campeonato pelo musculo que empresta naquele momento. Revisitando outros tempos temos «Ravenheart» que é o ponto alto de uma segunda metade menos impressionante de «Heathen Warrior». Thunder Axe e os seus Stormwarrior não produziram aqui o seu melhor álbum, mas continuam a fabricar Heavy Metal de classe e de respeito para com os seus valores e daqueles que os seguem.


Nota: 7,8/10


"Heathen Warrior" track list:


01. ...Og Hammeren Hæves Til Slag...
02. Heathen Warrior
03. The Ride of Asgård
04. Heirs to the Fighte
05. Bloode to Bloode
06. Fyre & Ice
07. The Returne
08. Wolven Nights
09. Ravenhearte
10. The Valkyries Call
11. And Northern Steele Remaineth


Website Oficial: http://www.stormwarrior.de/

Review por Carlos Fonte