About Me

TesseracT - "One" Review

Podia fazer esta review com uma só palavra: Excelente!
E são-no, de facto! TessaracT é uma das poucas bandas que nos últimos 3 anos me impressionou muito positivamente. É uma nova sonoridade, disso não haja dúvidas e, para os mais tradicionalistas e conservadores, digamos assim, é do tipo de bandas que “não entra”, ou porque são demasiado inovadores, ou porque são demasiado vanguardistas, enquanto que para outros, nomeadamente músicos, são bandas como estas, cada vez mais apreciadas pelos talentos bem desenvolvidos, conjugando a criatividade com esse mesmo talento.

Finalmente lançaram o tão aguardado disco; para quem não conhece a história, o projecto TesseracT trabalhou este álbum durante 8 anos, pelo que se espera que seja muito bom (com 8 anos de trabalho investido, só podia ser muito bom), aliás depois de ouvir o único pensamento que nos vem à cabeça é mesmo: “que 8 anos bem investidos...”

TesseracT tem uma sonoridade, como dizia atrás por outras palavras, muito moderna; Ritmos “poli-metricamente” pensados e estudados, sincronizados com uma melodia – às vezes – muito “jazzística”, guitarras de 7 e 8 cordas com graves bem acentuados e com bastante reverb à mistura, baixos com muitos slaps, teclados e vozes atmosfericamente ambientais, preenchidas com imensos cleans mas não descurando também os guturais (aqui mais agudos)...é aquilo a que os novos experts da música mundial denominam por djent, só que uns fazem djent porque é o nome que, meramente, lhes deram, e outros fazem-no (quase) no seu mais puro estado (TesseracT). Desde o tema Lament ao Éden (aquele que, na minha humilde opinião, considero como o melhor tema de todo o disco) somos bombardeados com riffs altamente poderosos cheios de contratempos, com uma linha de bateria excepcional, de uma criatividade imensa! O segundo tema, diferencia-se ligeiramente do trabalho geral de TesseracT, é mais obscuro, mais puro, assemelha-se até a Meshuggah (banda de referencia no género Djent).

O “grosso” do disco começa quando compilam todos os temas dos vários EP’s Concealing Fate’s; é quase como ter um disco em que há dois temas de introdução e três de “remate”. Está, de uma forma geral, estrategicamente muito bem conseguido. A referir ainda, as letras são muito abstractas, poderão ser interpretadas diferentemente consoante o ouvinte (creio que é até um dos grandes desafios e objectivos deste novo panorama musical).

Em geral...foi um disco – e continua ainda a ser um disco – que me deixa com poucas palavras, é transcendentalmente bom!


Nota:
9/10

"One" track list:

01. Lament
02. Nascent
03. Acceptance - Concealing Fate Part One
04. Deception - Concealing Fate Part Two
05. The Impossible - Concealing Fate Part Three
06. Perfection - Concealing Fate Part Four
07. Epiphany - Concealing Fate Part Five
08. Origin - Concealing Fate Part Six
09. Sunrise
10. April
11. Eden


Review por Luís Alberto