About Me

While Heaven Wept – "Fear of Infinity" Review

Quarto registo de originais para os norte-americanos While Heaven Wept. Embora durante os seus treze anos de carreira nunca tenham tido o sucesso que talvez merecessem, este novo Fear of Infinity talvez venha colocar a banda no mapa do… pois, aqui é que as coisas se complicam. É que o grande entrave a outros voos talvez seja o facto de os WHW não serem facilmente catalogáveis. Por outro lado, também não chegam a ser suficientemente avant-garde ou experimentais para conseguir atrair outro tipo de público.

Para terem uma ideia de em que águas os WHW se movimentam, a primeira faixa, Hour of Reprisal soa a um feliz casamento entre post metal, power metal e rock progressivo, com a voz melódica de Rain Irving coadjuvada por coros, a debitar versos melancólicos. Já Destroyer of Solace evoca Candlemass de tal forma, que chega-se mesmo a pensar se não será o próprio Messiah Marcolin numa participação especial. Basicamente é este o mote, um constante vaguear entre os universos doom e power, socorrendo-se da costela progressiva como ponte, mas sempre com uma aura melancólica muito vincada, que elimina qualquer sentimento mais alegre que possa emergir da vertente power.

Mas o mais curioso e interessante neste disco é que se na teoria esta divagação poderia parecer desconexa, ou até paradoxal, a verdade é que o resultado é surpreendentemente homogéneo. Em nenhum momento se fica com a ideia de uma transição mais forçada, ou uma parte ou outra que destoe do conceito, que parece ser transversal ao álbum. Infelizmente a qualidade das faixas, essa sim já não será tão similar, mas ainda assim Fear of Infinity é um disco que vale a pena ouvir.

Nota:
7.5/10

"Fear of Infinity" track list:

1. Hour of Reprisal

2. Destroyer of Solace

3. Obsessions Now Effigies
4. Unplenitude
5. To Grieve Forever
6. Saturn and Sacrifice
7. Finality


Review por António Antunes