About Me

Confront Hate - "Diabolic Disguice of Madness" Review

Nos últimos anos têm saído vários álbuns de óptima qualidade nas vertentes mais contemporâneas do thrash e death metal, por parte de bandas portuguesas. Groove e
modernidade são as palavras que unem estes grupos nacionais, mas cada um tem a sua personalidade própria, embora em grande parte das vezes as influências musicais são semelhantes.

São de bandas como Switchtense, W.A.K.O., Seven Stitches, Revolution Within, The Ransack, Grimlet, Blacksunrise e Echidna, entre outros, que estou a falar e que de há alguns anos para cá foram marcando o panorama de peso nacional, ao editarem álbuns de grande valia. Além destes, anteriormente já tínamos os RAMP e Mindlock, bandas já mais veteranas, a dar cartas na vertente mais modernizada do thrash. Além disso há outras bandas emergentes que ainda não editaram o seu longa duração de estreia como os Gates of Hell, Blackswan, Biolence e Final Mercy e que certamente irão deixar a sua marca futuramente, pela sua qualidade.

Mas o que interessa aqui é mesmo falar dos Confront Hate, a banda em análise nesta crítica. Este colectivo de Faro, vem sem dúvida acrescentar qualidade à cena de peso contemporâneo atrás falada, sendo um nome a colocar junto aos primeiros grupos que mencionei.

Thrash/Power Groove com influências de Lamb of God, Pantera e uns pózinhos de Meshuggah, é uma boa forma de situar o leitor quando à sonoridade praticada pelos Confront Hate. Ou então tentem imaginar por exemplo um misto do som mais complexo de W.A.K.O. e o mais directo praticado pelos Mindlock, porque não ficarão muito longe em termos musicais do que pode ser ouvido neste álbum. Se forem apreciadores do género certamente encontrarão neste disco motivos de interesse e temas que vos levarão a fazer headbanging inevitavelmente.

Não havendo aqui um tema fantástico que se torne facilmente um hino do grupo, todas as faixas são fortes, sendo a ausência de fillers e a possibilidade de ouvir todo o disco e apreciá-lo até ao final sem passar à frente, uma das grandes virtudes deste trabalho. "Diabolic Disguice of Madness" é sem dúvida um registo sólido, que peca apenas por ter apenas oito faixas, sendo uma delas a intro e outra uma instrumental, que é muito boa, mas seria preferível haver mais temas cantados.

Podemos encontrar temas bem pesados e carregados de groove, com partes mais rápidas e outras mais meio tempo, mas o grupo mostra saber adicionar boas melodias ao seu poder sónico, nomeadamente em "Feeling the Silence", que inicia como balada para depois se transformar num dos temas mais duros deste registo, na instrumental "Love Grows Cold" e em "Conception".

A banda algarvia tem em "Diabolic Disguice of Madness" uma estreia auspiciosa e é com toda a certeza um nome a ter em conta, a fixar e a não perder de vista. Valor não lhes falta, por isso vamos ver até onde conseguem chegar.

Nota:
8/10

"Diabolic Disguice of Madness" track list:

1. Sokenra
2. Hate Will Never Die

3. Corrupted Desire

4. Conception

5. New Divine Shadow

6. Love Grows Cold

7. Diabolical Disguise of Madness

8. Feeling the Silence



Review por Mário Rodrigues