About Me

Novembers Doom - "Aphotic" Review

Quem já conhece os Novembers Doom de álbuns anteriores como "The Pale Haunt Departure", "The Novella Reservoir" e "The Knowing", sabe que os Novembers Doom são um daqueles casos flagrantes de uma banda que merece mais reconhecimento do que aquele que tem. De facto estes norte-americanos ainda são uma banda não muito conhecida, mas é altamente recomendada a audição de um dos três discos acima referidos, para primeiro contacto com a banda. Não que o novo "Aphotic" seja um mau disco, mas não é um dos mais inspirados da carreira do grupo e não demonstra os Novembers Doom no seu auge criativo.

Este disco tem alguns óptimos temas, como "The Dark Host", que tem os habituais riffs demolidores a que a banda nos habituou; "Buried Old" que nos faz lembrar um pouco o clássico "Autumn Reflection" e principalmente a excelente balada "What Could Have Been", em que Paul Khur canta com bastante sentimento, na companhia da convidada Anneke van Giersbergen. Esta belíssima música em que o dueto canta apenas acompanhado de guitarra acústica e violino e que é vídeo de apresentação deste trabalho, é mesmo a melhor deste trabalho de oito temas. Nada contra as baladas, mas quando a melhor música é deste tipo, num disco de uma banda como Novembers Doom, é porque algo de errado se passa. No álbum "The Novella Reservoir", há também uma grande balada intitulada "Twilight Innocence", mas esse CD tem várias grandes músicas com a assinatura sonora habitual da banda de Illinois. Sem contar com os três temas do novo disco que falei acima, os restantes, não sendo maus temas, parecem algo desinspirados comparativamente ao que a banda nos mostrou ser capaz de fazer noutros trabalhos, dando a sensação que os Novembers Doom entraram em piloto automático e não se esforçaram o suficiente durante a fase de composição.

Provavelmente, a inspiração desta feita não foi tanta como em anteriores ocasiões e a banda deveria ter demorado mais tempo a compor o álbum, até conseguir fazer algo de nível equivalente ao que já fez no passado.

Nota: 7.5/10

"Aphotic" track list:

01. The Dark Host
02. Harvest Scythe
03. Buried
04. What Could Have Been
05. Of Age and Origin - Part 1: A Violent Day
06. Of Age and Origin - Part 2: A Day of Joy
07. Six Sides
08. Shadow Play




Review por Mário Rodrigues