About Me

Leprous – "Bilateral" Review

Em ascensão na cena progressiva, os Leprous vêm-se assumindo como uma banda praticamente desconhecida no panorama metálico actual, tendo mais reconhecimento como sendo a banda que acompanha Ihsahn, ex-frontman dos Emperor, nas suas apresentações a solo em palco.

“Bilateral”, terceiro álbum de originais dos noruegueses, é composto por 10 temas de puro ecletismo, experimentação e até mesmo alguma extravagância. Ao longo dos 58 minutos que compõem o álbum, somos brindados com uma diversidade imensa, com o progressivo como base, que fazem de “Bilateral” um álbum refrescante e diferente.

Músicas mais directas como a faixa título, “Waste of Air”, ou “Thorn” (que conta com a participação de Ihsahn), ora entrelaçadas com a voz épica de Einar Soldberg, ora com o gutural do guitarrista Tor Oddmund Suhrkes, servem para satisfazer as delícias dos apreciadores daquela brutalidade subjacente ao progressivo com um pouco mais de peso. Por seu turno, músicas como “Mb. Indifferentia”,”Acquired Taste” ou “Restless” trazem a beleza e simplicidade a “Bilateral”, sendo de certa forma baladas, mas sempre entrelaçadas com uma complexidade instrumental que não permite que o sejam no sentido real da palavra.

Ainda há espaço para aquelas composições mais arrojadas de metal progressivo como ditam as regras, com músicas como “Forced Entry” com um começo quase mecânico, vindo a crescer e a ganhar intensidade ao longo dos 10 minutos que a compõem. Ou ainda para a sequência absolutamente non-sense composta por “Mediocrity Wins” e “Cryptogenic Desires”, esta última que consegue ser tão inesperada, mas tão catchy ao mesmo tempo, que deixará certamente muita gente de queixo caído.

O ecletismo e o avantgarde estão todos lá, fazendo de “Bilateral” um álbum desafiante para o ouvinte, contudo isto pode ser um contra para a própria banda. Para quem estiver dentro do panorama progressivo, e gostar de bandas que não encontram limites à experimentação, certamente que verão nos Leprous uma mais-valia. Contudo, para aqueles que não virem a experimentação desta forma, certamente que “Bilateral” não fará grande sentido, parecendo extravagante demais.

Uma coisa é certa, os Leprous estão em crescimento, e se conseguirem aperfeiçoar alguns pontos na sua sonoridade, certamente que têm tudo para se tornar num dos grandes nomes do metal progressivo.


Nota:
8.3/10

"Bilateral" Track List:

01. Bilateral
02. Forced Entry
03. Restless
04. Thorn
05. Mb. Indifferentia
06. Waste Of Air
07. Mediocrity Wins
08. Cryptogenic Desires
09. Acquired Taste
10. Painful Detour





Review por Pedro Reis