About Me

Textures – "Dualism" Review

Três anos passados desde o excelente “Silhouettes”, os holandeses Textures estão de volta com “Dualism”, quarto álbum de originais, e o primeiro álbum para os novos membros Daniel de Jongh e Uri Dijk, novo vocalista e novo teclista respectivamente.

Catalogar os Textures é uma tarefa complicada, mas pode-se afirmar que o som da banda consiste em algo entre o death metal mais técnico e o metal progressivo, com a presença da poliritmia típica dos Meshuggah. No mundo cibernético há quem catalogue a banda como sendo uma banda de “Djent”, género este que agrupa bandas como os Periphery ou os Tesseract. Contudo, o “género” está longe de gerar consenso, não tendo ainda grande legitimidade.

Colocando rótulos de parte, o que importa é a música e neste “Dualism” os Textures põem de lado qualquer rótulo que lhes possam querer impingir, e demonstram o porquê de serem uma das bandas mais interessantes do metal actual.

“Dualism” é um álbum bastante coeso, não contendo fillers e onde todas as músicas revelam uma qualidade acima da média, sendo esse um dos pontos fortes do álbum, assim como o excelente desempenho vocal de Daniel de Jongh, que alternando entre a voz gutural e a voz limpa dá uma outra dimensão às músicas, sempre aliadas de uma execução técnica perfeita, não fossem alguns membros da banda oriundos de escolas de jazz.

Em “Arms of the Sea”, “Singularity” ou “Minor Earth, Major Skies” podemos ver em maior evidência a influência dos Gojira ou dos Meshuggah, mas os Textures conseguem levar esta sonoridade mais além, muito devido às outras características da banda, que aliadas a esta poliritmia das bandas acima referidas, criam uma sonoridade única, onde os Textures parecem estar bem no topo.

“Reaching Home”, que apesar de quase parecer um single de rádio por ser uma balada algo invulgar e inesperada, consegue ser uma música belíssima, culminando num dos momentos altos do álbum. “Stoic Resignation” começa bastante agressiva, transformando-se mais uma tarde numa música bem mais calma, com algumas das linhas vocais mais belas de todo o álbum. Há ainda espaço para duas músicas instrumentais, também elas de grande qualidade, com uma execução de grande nível.

No geral, “Dualism” é um álbum recheado de grandes músicas, carregadas de mestria de uma banda que cada vez mais vem adquirindo estatuto no metal actual, e que tem todo o potencial para se afirmar como um dos grandes nomes actuais. Sem dúvida alguma, um dos grandes álbuns de 2011, e agora resta esperar para ver até onde “Dualism” poderá levar os Textures, mas que a qualidade está lá, isso é certo.

Nota: 8.7/10
"Dualism" track list:

01. Arms of the Sea

02. Black Horses Stampede

03. Reaching Home

04. Sanguine Draws the Oath
05. Consonant Hemispheres
06. Burning the Midnight Oil

07. Singularity
08. Minor Earth, Major Skies
09. Stoic Resignation
10. Foreclosure
11. Sketches from a Motionless Statue



Review por Pedro Reis