About Me

Haven Denied - "Illusions (Between Truth And Lie)" Review

Em Setembro do ano de 2011 os bracarenses Haven Denied voltaram ao ataque com "Illusions (Between Truth And Lie)", a terceira proposta musical de uma carreira iniciada em 1999. Não conhecendo a fundo o que este colectivo nacional apresentou nos primeiros discos, podemos apenas falar do que ouvimos neste CD.

Rotular a sonoridade praticada por este quinteto não é fácil, não que estejam a fazer algo que nunca foi feito, mas porque a mesma não aponta claramente para um único sentido. Metalcore, groove metal, ou thrash metal moderno? Talvez um pouco de tudo isso e na falta de melhor definição, ficamos apenas por metal moderno, porque o som da banda é claramente contemporâneo.

O primeiro e grande ponto não tão abonatório detectado neste material e que salta a vista (leia-se "audição") é o modo de cantar de Luís Cerqueira. Nas partes mais agressivas dos temas, onde podia adoptar um registo berrado, acompanhando assim o peso ditado pelas guitarras, usa um registo quase rap, a fazer lembrar um pouco Zak Tell dos Clawfinger, o que não beneficia as faixas que compõem este disco. O vocalista apenas solta alguns gritos algo inconsequentes durante as músicas, de resto é o tal registo quase rap e a voz mais melódica bastante usada durante o álbum, sendo a última mais agradável ao ouvido embora pudesse ser melhor. Claramente a voz de Luís Cerqueira poderia ser melhorada visto não emprestar neste momento a agressividade e melodia que a parte instrumental pede. A nível instrumental, o som da banda aproxima-se de uns Lamb of God, ou RAMP, por exemplo, sendo o groove e a melodia dois dos ingredientes indispensáveis nestes 10 temas. Não tendo composto nada de absolutamente extraordinário, há aqui interessantes ideias, em termos de riffs de guitarra e até mesmo alguns solos de bom efeito. A secção rítmica não compromete em nada os Haven Denied mas não tem aqui grandes rasgos de criatividade.

Os Haven Denied não são uma banda muito conhecida no metal nacional e por ao já terceiro álbum não apresentarem nada de relevante - apesar de algumas boas qualidades demonstradas - arriscam-se a continuar a não deixar marca e a ser um projecto a passar algo despercebido, isto principalmente porque estamos numa altura, em que existem bastantes bandas com inequívoca qualidade no metal nacional. Esperamos que consigam corrigir os pontos menos positivos e potenciar as suas melhores qualidades futuramente, para poderem dar um passo em frente na sua carreira.

Nota: 6.4/10

Review por Mário Rodrigues