About Me

Reportagem: 2º Dia SWR Porto Hard 2012 @ Hard Club, Porto

Segundo dia do SWR Porto Hard e após uma primeira noite mais virada para o Death Metal e o Grindcore, este era o dia virado para o igualmente poderoso Thrash Metal .


Há hora marcada pela organização, os gregos Suicidal Angels tiveram o mote para arrancar com esta maratona de excelentes bandas. Pela primeira vez em Portugal tiveram a difícil tarefa de receber os presentes, numa sala ainda um pouco despida mas onde se já sentia muita energia no ar e facilmente houve os primeiros movimentos na plateia. A banda formada em 2001 tocou um pouco de toda a sua discografia e músicas como Moshing Crew, Bleeding Holocaust, Chaos (The curse is Burning Inside) levaram imensa animação ao público presente. Desde o primeiro momento agarraram o público, gerando os primeiros wall's of death da noite, Sem dúvida foram uma excelente aposta para o arranque deste segundo dia do SWR Porto Hard.

A banda oriunda de S. Francisco / Bay Area , Heathen - que inicialmente nem constava no flyer do concerto - trouxeram um cheirinho do tão nostálgico thrash metal dessa zona. Muitos eram os presentes que pareciam não os conhecer, mas desde a primeira música que foram muito bem recebidos pelo público - principalmente pela “velha guarda” - que fizeram-se ouvir e tiveram que suar os coletes ao som de grandes malhas . David White é um daqueles frontmans que com toda a sua presença cativa logo o publico e ainda por mais acompanhado por dois excelentes guitarristas, que sozinhos conseguiram em várias partes do gig ser mesmo soberbos. Com três álbuns e um EP editados, tentaram dar-nos uma lição de bom thrash da época dourada, que somente não teve mais visibilidade porque outras bandas da altura rapidamente se venderam e deixaram as origens. Para terminar o concerto, ainda tiveram uma participação de luxo do guitarrista fundador Lee Altus hoje guitarrista de Exodus deixando a fasquia bem alta para as bandas seguintes, mas nada que não fosse possível de alcançar .



Após estarem ausentes do nosso país por dois anos, uma das bandas mais aguardadas da noite sobe ao palco deixando muitos dos presentes em total loucura. A banda também oriunda da Bay Area a festejar o 25º aniversário , Death Angel , era possivelmente a banda mais aguardada pelos presentes e souberam recolher todos os louros. Liderados por um dos melhores frontmans do thrash metal Mark Osegueda, a banda não deu descanso aos presentes. Um concerto cheio de garra e entrega mostrou que a “velhice” é mesmo um estatuto e por isso optaram por tocar somente o seu primeiro álbum na integra “The Ultra-Violence”. Músicas como Thrashers , Kill as One e The Ultra-Violence - que foi só um dos solos mais geniais que todos os presentes devem ter visto - e levaram todos os presentes que já enchiam a grande sala do Hard Club ao êxtase total. Foram a banda da noite e Mark mostrava também com as suas reacções em palco, que toda esta noite estava a ser excelente, mandando a noite anterior em Espanha “às favas”, literalmente .



Para finalizar esta maratona de thrash metal, nada melhor que os tão conhecidos e aclamados Exodus. A banda norte americana com quase 30 anos de carreira, voltou ao nosso país e não quis deixar nada por mostrar . Como é habitual, entraram com toda a força e com a presença de Rob Dukes ninguém poderia ficar quieto. Muito crowsurfing e mosh, fizeram o calor aumentar na sala de concertos nortenha. Ninguém conseguiu ficar parado e com clássicos como Piranha , A Lesson In Violence , Bonded By Blood, Toxic Waltz e Strike of the Beast fizeram com que este retorno ficasse marcado mais uma vez pelo excelente concerto mesmo faltando o lendário guitarrista Gary Holt.


Resumindo... dia muito positivo recheado de bons concertos, com um público de primeira como o pessoal do norte sabe ser . Somente temos que agradecer à SWR por nos ter dado a possibilidade de nos deslocarmos de Lisboa e de efectuarmos a reportagem deste grande festival.

Mais fotografias do evento nesta ligação

Texto e Fotografia por João Cavaco
Agradecimentos: SWR Inc.