About Me

Tesseract - "Perspective" Review

Na altura de escrever esta review já se sabia que o recém-entrado vocalista Elliot Coleman, que gravou ainda este EP, saiu da banda. Coleman havia substituído Daniel Tompkins, o frontman que gravou EP "Concealing Fate" e o álbum de estreia "One", mas infelizmente não aqueceu o lugar.

O agora ex-frontman dos Tesseract mostrou neste EP estar à altura do posto, com uma voz diferente de Daniel Tompkins e que faz lembrar por um pouco Rody Walker dos Protest The Hero e mesmo Matthew Bellamy dos Muse. Por isso é pena ter saído, mas a vida continua e os Tesseract vão ter mais uma vez a tarefa de encontrar um vocalista à altura da banda. Esperemos que arranjem vocalista rapidamente para assim não demorararem muito a lançar o sucessor do excelente "One", o álbum de estreia da banda que assaltou vários tops de melhores álbuns de 2011. Acima tudo esperamos que o novo vocalista seja alguém que tenha uma grande longevidade no grupo ao contrário dos anteriores e que não atrase a afirmação dos Tesseract como um nome grande importância no rock/metal contemporâneo.

Além de apresentar este vocalista que entretanto saiu, o EP "Perspective" serviu para como o nome indica, apresentar algumas das músicas do álbum "One" numa diferente perspectiva, despida de distorção. Djent acústico? De facto, os primeiros quatro temas do EP são versões acústicas das músicas: "Concealing Fate Part Four - Perfection", "April", "Concealing Fate Part Six - Origin" e "Dream Brother". Apenas "Eden 2.0", a última faixa, tem a sonoridade original dessa música, embora regravada com a voz de Elliot Coleman. E é mesmo o último tema do EP que causa mais impacto, porque os primeiros são apenas uma experiência que a banda quis fazer entre o álbum "One" e o futuro longa duração. Uma experiência muito positiva e agradável de ouvir, sem dúvida, mas a banda já revelou que a sonoridade do próximo álbum não terá mudanças radicais, será uma continuação da sonoridade desenvolvida em "One", por isso não se preocupem pois os Tesseract não se vão tornar um projecto acústico.

No entanto "Perspective" mostra um grupo de músicos com coragem para arriscar e fazer coisas diferentes e que por isso mesmo provavelmente não vão estagnar musicalmente, à sombra do reconhecimento obtido no disco de estreia.

Enquanto o line-up da banda não fica completo para poder haver um novo álbum, os fãs poderão desfrutar deste este interessante EP de cinco temas e quem ainda não conhece Tesseract, deverá começar por "One", onde para situar os leitores quanto à sua sonoridade, podemos descrevê-la como uma espécie de Meshuggah mais melódicos, atmosféricos e emocionais.

Nota: 8/10

Review por Mário Rodrigues