About Me

Dalriada - "Napisten Hava" Review


Estando um pouco afastados dos nomes mais chorudos do folk metal os húngaros Dalriada conseguem praticar essa sonoridade de forma bastante madura e eficaz.

Este colectivo tem um novo álbum que foi apresentado há poucos dias numa passagem por terras lusas. Intitulado "Napisten Hava" este é o quinto registo de originais da banda, que nos traz um folk metal bem praticado com o peso suficiente e com muitas nuances da música popular húngara, para dar um toque bastante pessoal à sua sonoridade.

Após uma curta intro, o festim tem início com "A Dudás", que se inicia com deliciosas batalhas de gaitas de foles, violinos entre outros, que esbarram contra riffs de guitarra discretos que são angelicalmente temperados com voz feminina, que se alterna com vocais masculinos fazendo cantos folclóricos típicos.

Segue-se com um cariz mais épico e pesado o tema "Tündérkert", que mostra o lado mais pesado da banda sem perder o contacto com a identidade sonora que este colectivo transmite e dá já uma ideia da dualidade e da habilidade musical que podemos desfrutar neste registo.

Este é um álbum em que podemos constatar uma riqueza instrumental pois a banda, além do seu line-up usual, acabou por usar uma mão cheia de músicos de sessão como vários flautistas, violinistas, contrabaixistas entre outros, que acabam por proporcionar a este registo uma densidade sonora que o enriquece e valoriza.

De facto não existem temas que se destaquem do conjunto, o que não é necessariamente mau, pois "Napisten Hava" é um álbum que tem que ser encarado como uma visão de conjunto, pois este é um registo que transparece uma profundidade e um som mais orgânico do que a maioria das bandas de folk, levando a banda um patamar acima dos seus pares.

Em suma, a ideia principal que retemos de "Napisten Hava" é identidade, sim, uma banda que sabe bem como transpor a sua identidade e que não tem medo de aliar as suas raízes à paixão de fazer música pesada.


Nota:
8/10

Review por Ruben Mineiro