About Me

Reportagem: Fear Factory, Devin Townsend Project, Dunderbeist @ Paradise Garage, Lisboa - 19/11/12


Na segunda-feira dia 19 de Novembro, no Paradise Garage, em Lisboa, tivemos a oportunidade de assistir ao regresso dos Fear Factory a Portugal, seis anos após a sua última passagem pelo país e a Devin Townsend Project, um ano após a actuação no Vagos Open Air. Este foi um dos concertos da The Epic Industrialist Tour, onde estes dois colossos do metal são co-headliners.



Na abertura estiveram os Dunderbeist, uma pouco conhecida banda norueguesa, que trouxe na bagagem o seu recém-lançado quarto álbum, "Black Arts & Crooked Tails". O grupo subsituiu os Sylosis, que eram a primeira escolha para a abertura da tour, mas que cancelou a sua presença na mesma e agora anda a abrir para Lamb Of God nos Estados Unidos. Foi pena este cancelamento pois os Sylosis seriam certamente uma banda de suporte mais acertada, mas foram os Dunderbeist que actuaram, e até cumpriram bem a sua função de entreter o público durante meia hora. O heavy/rock da banda não aborreceu, e foi competente, os noruegueses bem se esforçaram e até arrancaram alguns aplausos mas não foi um concerto para recordar. - (ver mais fotografias de Dunderbeist)



Para recordar foi Devin Townsend Project! Todos os músicos que acompanham Devin Townsend são extremamente competentes mas discretos, cumprem superiormente a sua função mas as atenções recaem todas sobre o seu líder, como seria de esperar. O génio do Canadá espalhou bom humor e excelente música pelo Paradise Garage, com uma presença em palco única e divertindo-se imenso a tocar as suas criações ao vivo. Nenhum dos presentes se deve ter sentido defraudado com esta actuação, mesmo aqueles que não conheciam o HevyDevy e foram ao Paradise Garage para ver Fear Factory, mas de facto, não deviam ser muitos os que ainda não conheciam o trabalho do músico. Devin Townsend parece finalmente gozar de um reconhecimento assinalável no nosso país, reconhecimento esse que provavelmente aumentou após a excelente passagem por Portugal no ano passado, naquele que é um dos nossos festivais de referência. A sequência final, "Vampira", "Lucky Animals", "Juular", "Grace" e "Colour Your World" foi muito forte e o concerto terminou em grande. Devin Townsend mostrou que o seu habitat natural não é apenas o estúdio, em palco este mostrou mais uma vez que é um excelente músico e entertainer.  - (ver mais fotografias de Devin Townsend)




O final estava reservado para os Fear Factory, a influente banda de Dino Cazares e Burton C. Bell. A banda que foi uma das mais importantes do metal moderno e industrial dos anos 90, já cá anda há 22 anos e editou o seu álbum de estreia "Soul Of A New Machine" há 20, CD do qual recordaram (e de que maneira) dois temas, "Martyr" e "Scapegoat". Clássicos não faltaram por entre os temas mais recentes do último álbum e "Powershifter", do excelente "Mechanize". Na parte inicial do concerto, as poderosíssimas "Shock" e "Edgecrusher" levaram à loucura a plateia e deram o ponto de partida para um óptimo concerto, onde se sentiram no corpo os demolidores riffs de Cazares, juntamente com a bateria precisa de Mike Heller, um dos novos membros da banda, que fez aqui um bom trabalho a acompanhar o icónico guitarrista. Já Burton C. Bell no registo berrado mostrou que continua a ser um dos melhores, mas nas clean vocals deixou um pouco a desejar - o que vem sendo habitual no frontman - e muita gente já sabia ao que ia. Burton C. Bell comunicou qb com o público, mas a banda não precisou de fazer muito espalhafato nem de proferir frases feitas para contagiar os presentes. Aqui a força da música falou por si. O concerto acabou com os quatro primeiros temas daquele que é considerado por muitos o magnum opus da banda, o álbum "Demanufacture" de 1995, um dos grandes álbuns dos anos 90. "Demanufacture", "Self Bias Resistor", "Zero Signal" e a incontornável "Replica", fecharam da melhor forma possível mais uma grande noite no Paradise Garage, tendo o concerto de Fear Factory sido, sem dúvida, o mais poderoso naquela sala de espectáculos, desde a sua reabertura. - (ver mais fotografias de Fear Factory)


Texto por Mário Santos Rodrigues
Fotos por Diana Fernandes
Agradecimentos: Prime Artists