About Me

Sentimen Beltza - "Zulo Beltz eta Sakon Honetan" review


Os espanhóis Sentimen Beltza, que são conhecidos por praticarem um black metal denso e recheado, trazem-nos aquele que é o seu quarto registo de originais. 

Uma das características que fazem com que "Zulo" destoe um pouco do restante catálogo da banda é o facto de ser um registo com uma carga mais negativa, que se entranha na sonoridade introspectiva deste colectivo.

Com doze minutos de duração, o tema inicial "Mendi Urdinak" apanha logo o ouvinte com os seus riffs hipnóticos e vocais serenamente cavernosos, tema que remete também de forma inegável para Burzum, projecto do qual a banda retira influência e inspiração. A serenidade de "Urrezko Aluak" encontra-se esbatida entre casuais explosões de ira que dão uma dualidade bastante relevante à sonoridade deste disco, conferindo-lhe uma qualidade que atrai e sabe como prender a atenção do ouvinte. Contudo, a banda está longe de não saber acelerar o ritmo, pois fá-lo e bem em "El Tiempo Bajo Polvo" onde o ritmo do álbum acelera consideravelmente para deleite dos fãs de black metal mais directo. Na recta final surge a faixa mais longa deste registo, "Nekugo Goiz Bat", com um riff inicial que remete para Amesoeurs, onde é talvez a música onde a banda leva o seu hipnotismo ao máximo, num tema que é talvez o mais sublime de "Zulo".

Em suma, "Zulo" mostra uma banda mais enraivecida, mas essa mesma raiva, confere também um dinamismo impressionante na medida em que desencadeia no ouvinte um conflito interno que o leva a um extremo de emoções como um bom álbum de black metal deve fazer.

Nota: 8/10

Review por Ruben Mineiro

Comprar