About Me

Souls Of Diotima - "What Remains Of The Day" Review


Pese embora a modesta produção do disco em questão, a verdade é que What Remains Of The Day, é já o segundo lançamento dos italianos Souls Of Diotima, sendo que a estreia foi lançada há apenas um ano. Compostos pela tríade de irmãos Georgio (bateria), Renatto (baixo e growls) e Andrea Pinna (teclados), os guitarristas Marco Fozzi e Salvatore Moretta e a vocalista Claudia Barzi, não há muitos segredos por detrás daquilo que é a sua sonoridade. Power metal sinfónico, com voz feminina, muito na onda de Visions of Atlantis e Lunatica, mas com uma vocalista um pouco mais interessante, que por acaso até alterna o inglês com o italiano.

De facto Claudia possui um timbre bem agradável, com poderio vocal qb, e acima de tudo uma certa personalidade, sendo difícil arranjar alguns exemplos mais óbvios como base de comparação. Com estes factores em mente, arrancam para um disco, que embora bem conseguido, fica um pouco aquém da interessante estreia. Poucas são as faixas que conseguem cativar na sua totalidade, sendo que a ainda assim a primeira parte do disco acaba por convergir as melhores ideias, com o destaque principal a ir para o longo tema título, com várias mudanças de andamento, e umas quantas linhas vocais bem interessantes. Já The Battle Of Marduk And Tiamat e Van Braun contam com refrões bem conseguidos, e no caso do último um solo de guitarra muito bom. No outro lado da moeda temos por exemplo um tema como What Remains Of The Day, que embora tenha umas quantas ideias interessantes, perde em termos de homogeneidade, e de fluência, simbolizando assim o grande problema da maioria das faixas de Pandora.

De ressalvar ainda um cuidado especial em querer fazer sobressair (até de mais) a força das guitarras na produção, evitando aproximações a rótulos mais frágeis, muitas vezes associados ao género em questão.

Findas as coisas, a verdade é que What Remains Of The Day não será de todo o follow up de sonho, ficando a sensação de que porventura a banda teria ficado a ganhar em deixar as ideias a marinar um pouco mais. Mas ainda assim há qualquer coisa nestes Souls Of Diotima que merece um olhar atento a futuros lançamentos. 

Nota: 7.2/10

Review por António Salazar Antunes