About Me

Shturm - "Karmaruna" Review


Os Shturm são outra proposta da Rússia, da Darknagar Records. Até podiamos procurar um rótulo para o som praticado por este colectivo, mas esta editora não gosta mesmo de ter artistas com designações fáceis de aplicar, portanto o melhor é mesmo ouvir e, no caso desta banda, apreciar.

Apreciar um Death Metal que vai beber a tudo o que se pode considerar de boa música pesada sem esquecer as sublimes passagens por ramos do ambient. Blastbeats colidem com vozes limpas carregadas de guitarras e teclados que vão da mais perfeita harmonia até ao mais indecifrável caos. Pelo meio deparamo-nos com partes mais cheesy’s. E no final do disco estamos perante duelos de guitarras tanto mais jazzy’s com um registo vocal a variar entre o épico e o gutural. 

Bem que podiamos encarar esta review de forma a que não ficasse tão confusa. Podiamos referir músicas; podiamos trazer à baila mais géneros para este disco. Mas sabem? É um dos casos raros em que uma descrição ou análise pouco valem para dar a entender a riqueza musical que aqui se encontra. E quando há riqueza musical e qualidade, não há argumentos para contrariar que bandas como os Shturm são um caso muito subvalorizado, e uma pérola que se algum dia tem a sorte de ser descoberta por uma Century Media ou por uma Season Of Mist, tem mais do que potencial para se afirmar e mostrar ao mundo do que são capazes. 

Irrepreensível e altamente recomendado, “Karmaruna” é um álbum que faz lembrar o caso dos Ana Kefr, banda norte-americana também digna de repercussão em grandes editoras, mas que não sai do país por… falta de atenção. Oxalá que os colossos da indústria discográfica da música estejam bem atentos.

Nota: 9/10

Review por Diogo Marques