About Me

Sylosis - "Monolith" Review


Um ano após o lançamento do óptimo "Edge of the Earth", o quarteto inglês Sylosis, traz-nos mais um grande álbum intitulado "Monolith", o mais forte da ainda curta carreira da banda.

O recém-lançado disco dos britânicos é, de facto, mais um passo importante para o reconhecimento de uma das melhores bandas que apareceu nos últimos anos. Embora formados em 2000, o primeiro álbum da banda , "Conclusion of an Age", ainda é recente, tendo sido editado em 2008 pela gigante Nuclear Blast, que também lançou o segundo e o novo trabalho.

Estão reunidas as condições para que este colectivo vingue. Há aqui muita qualidade e a presença numa grande editora proporciona-lhes a exposição necessária, por isso vamos ver se "Monolith" lhes vai trazer o merecido sucesso, pelo menos condições para tal, este álbum tem.

A sonoridade base dos Sylosis continua a ser o thrash metal, mas não aquele thrash metal revivalista, praticado por inúmeras jovens bandas que apareceram nos últimos anos. O thrash dos Sylosis soa moderno como nunca, sem o uso e abuso do groove que outras bandas contemporâneas praticam e com uma originalidade assinalável. Não se pode dizer que os Sylosis estejam a reinventar a roda, mas conseguem fazer o que milhentas bandas não conseguem, soar frescos e não fazem lembrar outras bandas. Andamentos rápidos, enormes riffs, solos técnicos, melodias subtis e certeiras, passagens mais lentas, outras mais progressivas, ou atmosféricas, tudo isto descreve este excelente trabalho.

Os Sylosis são um caso de talento inato, são excelentes executantes e revelam cada vez mais os seus dotes como compositores, assim como praticam um som próprio, numa altura em que está tudo inventado. Esse é o melhor elogio que lhes podemos fazer. Chris Adler dos Lamb Of God também enalteceu recentemente as qualidades dos Sylosis, ao dizer que estes definem o speed metal moderno, o que não está longe da verdade. Os dados estão lançados, agora vamos ver até onde chegam os Sylosis, que ainda são uma banda pouco falada, o que não é condizente com a sua qualidade.

Nota: 8.6/10

Review por Mário Santos Rodrigues