About Me

Battle Dagorath / Darchon / Lorn - "Enshroudment Of Astral Destiny" Review


O black metal é bastante rico neste tipo de lançamentos, 3-Way Splits, e este "Enshroudment Of Astral Destiny" é quase perfeito para ilustrar o exemplo. Quase porque se costuma haver uma preocupação de repartição de tempo de antena de forma mais ou menos igual em todas as partes, aqui temos algum desequilíbrio, com os Battle Dagorath e os Darchon a terem direito a três faixas cada, enquanto os Lorn, a última banda, tem apenas direito a uma.

Battle Dagorath são americanos (da Califórnia, de todos os sítios possíveis, temos cowboys a tocar black metal) e já são uma banda com dois álbuns de originais lançados e que debitam um black metal épico e interessante, com as suas três faixas a serem muito boas para iniciar este split. De seguida temos os Darchon, da Grécia, apresentando um black metal, também ele épico, mas mais atmosférico, a lembrar os primórdios de Emperor no ambiente (e na produção algo manhosa - com o som nitidamente alto demais, um compressorzito se calhar, não fazia mal) mas que acaba por tornar-se um pouco aborrecido. Este split é o seu primeiro lançamento. Nota-se um pouco.

Por fim, temos uma faixa dos Lorn, italianos, com uma carreira já considerável no underground - três splits, uma demo e um álbum - e isso nota-se na faixa que apresentam, com uma sobriedade notável, mesmo que não se sobressaia muito naquilo que é o black metal convencional, mas cumpre na perfeição os objectivos. No geral, este lançamento é indicado para todos os fãs die hard do underground, que não ficarão desiludidos com as sete faixas aqui apresentadas. Em termos visuais (porque os olhos também comem, mesmo no underground) este lançamento da Kunsthauch está valorizado em duas edições. A primeira, digifile, inseridas num envelope prateado numerado e lacrado, limitada a cinquenta edições. A segunda, digifile num envelope negro, limitada a quinhentas. Para ferverosos fãs do estilo.
 
Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira