About Me

Exxplorer - "A Recipe For Power" Review


Para quem possa ficar surpreendido pelo som vintage dos Exxplorer neste "A Recipe For Power", há uma boa razão para isto, já que o álbum é de 1994 e é relançado pela Pure Steel Records em vinil. Com um percurso irregular em termos discográficos (primeiro álbum em 1985, este segundo álbum em 1994, o terceiro em 1996 e o quarto em 2011), a editora aposta agora nesta reedição, aproveitando o álbum de regresso de 2011. Como curiosidade também é engraçado verificar que a pintura da capa é a mesma que os The All Star Project utilizaram no seu último álbum de originais, "The Ivory Tower.

O som não é o típico das bandas de metal dos anos noventa, por isso não é de estranhar que no próprio press-release se diga que sempre foi subestimado. Quando foi referido som vintage, não foi por acaso, porque a associação que é feita imediatamente é com aquele hard 'n' heavy americano do final dos anos oitenta, com ligeiro (muito ligeiro) toque progressivo. A voz de Lennie Rizzo também ajuda e muito a que se faça essa ligação. Faixas como "Rockin Bound", "Bible Black" e "Beg, Borrow And Steel" estão entre as mais mexidas mas que mesmo assim conseguem conservar um certo brilho e classe (sem falar do som algo estéril) que as bandas de metal progressivo sempre tiveram.

As faixas "One","Life's Seduction" e "Rock The Nation", por outro lado, são mais mellow, mantendo, no entanto, o interesse, acima da média. Existem algumas escorregadelas, como a dispensável "Smelling The Roses" mas no geral é um álbum interessante para ter na colecção de vinil dos apreciadores deste tipo de som algo datado, de uma banda que o tempo quase que esqueceu e de um álbum que não é de importância significativa para a história, mas que também não é isso que o faz mau.

Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira