About Me

Thrustor - "Abysmal Fear" Review


A história dos irmãos Tony e Phil Sardo remete-nos para a primeira metade da década de oitenta quando juntos deram vida (embora precoce) aos Sceptre que lançaram apenas um EP em 1983 auto intitulado. Esta entidade ficou mais famosa pela contribuição do guitarrista John Cyriis que mais tarde fundou os Agent Steel. Durante praticamente 16 anos quase nada se ouviu falar deles com excepção de mais um projecto com o nome de Sardo também com uma curta existência e uma demo lançada.

Só em 1999 é lançado o primeiro álbum sobre o nome de Thrustor no qual os irmãos procuram fazer justiça ao material escrito sob o nome de Sardo que deveria ter sido lançado uns anos antes. “Abysmal Fear”, o novo trabalho mantém se fiel as raízes do grupo que agora é constituído pelos irmãos e o baterista Tomasz Pilasiewicz (ex-Gorgasm e Disinter).

Thrash metal americano carregado de groove continua a ser a língua falada pelos irmãos, ainda assim este novo trabalho ultrapassa a alta velocidade o que foi feito no anterior registo, tanto em termos de qualidade de escrita como de produção. Pesada quanto baste “Struck by the First Stone” avança com ritmo de duplo bombo vicioso e um par de riffs interessantes e dá o mote para o que se vai passar em todo o restante trabalho. É estranho dizê-lo mas a utilização do duplo bombo por parte de Pilasiewicz é uma das questões que mais me aborrece, existe claramente uma falta de dinâmica no compasso das canções. Sendo o Thrash a imagem de marca dos irmãos, falta-lhe aquela energia que faz ferver uma multidão num concerto. A voz apesar de pouco interessante cumpre o seu papel não retirando nada à experiencia que é ouvir “Abysmal Fear”.

Trata-se no entanto de um álbum carregado de energia negativa e raiva capaz de se sentir a milhas, talvez seja a frustração de lutar por um lugar na cena há demasiados anos. É metal puro e duro sem embelezamentos ou apontamentos progressivos, “Abysmal Fear” vale pelo sentimento e muitos riffs inspirados dos irmãos. 

Nota: 6.9/10

Review por David Sá Silva