About Me

Dunderbeist - "Songs Of The Buried" Review


Colectivo norueguês que tem seis membros e edita o seu sexto disco em seis anos de existência. Dá ideia que todo o objectivo de terem formado a banda foi para atingir esta marca. Depois disto, o seu marketing fica muito, muito aborrecido. Técnicas de venda à parte, vamos lá ao que interessa, que é a música. Para já, é um pouco inqualificável. Não tem a aura de malevolência que as pinturas faciais sugerem - até porque bem analisadas as coisas, estão próximas de uns Turbonegro, menos excêntricos.

Quando digo que é inqualificável talvez tenha sido preguiçoso, porque o que temos aqui é rock. Não é rock comercial como o que passa nas rádios, não é rock formatado, nem sequer é algo que tenha a ver com rock progressivo (já que o press release refere que este disco é mais negro, pesado e progressivo tanto em termos de música como nas letras,  em relação ao anterior álbum). É tão simplesmente... rock esquisito, que não encaixa em lado nenhum. Se isso é mau? Não, é até bastante agradável de se ouvir. É a coisa mais fascinante do mundo a seguir à invenção da roda? Também não é o caso, nem de perto nem de longe.

O que é que sobra? Algo no meio, um álbum agradável de ouvir, que não fica na memória mas que não mete asco a cada nova audição. Um álbum que causa estranheza mas não faz com que se perca muito tempo a partir a cabeça para o tentar perceber. Portanto. Meio termo, é isso. Ouve-se bem. Apenas.
 
Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira