About Me

Scelerata - "The Sniper" Review


Os Scelerata são uma banda de power metal oriunda do Brasil que, apesar de ser ainda jovem, possui uma excelente reputação e tem gerado um crescente interesse, sendo uma das  bandas em maios ascensão no seu país. "The Sniper" é já o terceiro registo de originais deste colectivo, que conta com participações mais que especiais, na medida em que os músicos convidados para o álbum tiveram hipótese de contribuir para a composição do mesmo. Refiro-me nada mais nada menos que a Andi Deris e Paul Di'Anno que são nomes que dispensam quaisquer apresentações.

A iniciar temos "Rising Sun", o típico tema de power metal com um "shredding" bastante competente e com riffs coesos que apanham o ouvinte logo pela força do entusiasmo e pela emoção da voz de Fabio Juan que se assemelha em grande parte com o vocalista de Helloween, também presente neste registo. Com um excelente padrão de bateria e numa vibe mais speed metal segue-se "In My Blood" que mostra que estes brasileiros conseguem incorporar diferentes nuances na sua sonoridade, inclusive, uma veia progressiva que se verifica no virtuosismo da banda onde cada um dá o seu melhor para os temas. Digna de nota é também a prestação do guitarrista Renato Osório que nada fica a dever aos seus conterrâneos Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt. Num cenário onde o power metal, salvo raras excepções, se encontra gasto e desinspirado, é uma alegria ver uma banda que escreve temas com a emoção de "Road to Death" e "Breaking the Chains" que se apresentam com boas provas para começarmos a ficar mais atentos às novidades que vão surgindo neste estilo. Em "Must Be Dreaming", o ritmo abranda, no entanto, a intensidade continua presente mostrando que os Scelerata conseguem compor temas mais intimistas, sem os fazer ficar injustiçados perante os restantes. Na recta final, o tema mais longo de "The Sniper" é a faixa-título com cerca de nove minutos de duração, mostrando algumas brincadeiras mais progressivas da banda que acabam por encerrar o álbum com chave de ouro.

Se existem provas de que o Brasil é terra de boa música, "The Sniper" torna-se mais uma prova para corroborar essa teoria e para apresentar aqueles que podem vir a ser uma das novas sensações do power metal mundial.

Nota: 8.5/10

Review por Ruben Mineiro