About Me

Farewell To Arms - "Perceptions" Review


A breve introdução com "Ressurrection" sugere algo bem progressivo e melódico. Os seus trinta e sete segundos passam rapidamente e surge logo "Losses To The Crown" a desfazer as promessas feitas poucos segundos antes. Para já a produção muda consideravelmente, o que é algo estranho, ter uma intro com um som tão diferente que parece que pertence a outro álbum. No press release da Massacre temos a indicação de que este primeiro álbum por parte dos alemães Farewell To Arms vem na onda da mistura entre death metal, thrash metal e hardcore (ou seja, a maneira mais longa de dizer Metalcore) e metal progressivo.

As vozes rasgadas intercaladas no refrão por vozes limpas extremamente melódicas estão cá, portanto, nada de inesperado. As músicas têm basicamente todas a mesma forma, alternando a brutalidade com a melodia no refrão, tendo apenas algumas que não usam esta fórmula, como a "Scarless" (que embora não tendo refrão melódico, tem uma curta secção acústica); a "Betweein The Walls Of.." que troca pela melodia no refrão por melodias nas guitarras. Na outra ponta do espectro, temos malhas como a "Rejected" que é bem melódica nas suas vocalizações, e na sua secção intermédia.

O interlúdio orquestral, "Mess Of Memories" surge algo desajustado e de forma inesperada, embora "Perceptions" consiga fazer um pouco a ligação e no seu todo faça por merecer a menção ao estilo progressivo no press release, acabando por ser uma das melhores faixas do álbum. "From Init To Exit", "At The Watershed" e "Procession" seguem a fórmula já referido, sendo que esta última, que encerra o álbum, seja aquela onde se faz sentir mais a influência hardcore.

É um álbum que acaba por não enganar, é metalcore, não tem nada para se distanciar do estilo amaldiçoado por fãs e críticos por esse mundo fora - além do tal feeling progressivo e dos pormenores orquestrais de "Mess Of Memories" e de "Perceptions" - no entanto, também não irrita. A produção poderia tornar este trabalho mais poderoso se fosse outra, alguns detalhes são fruto de alguma inocência, ou talvez esta seja mesma identidade da banda. Enfim, tudo questões que um eventual segundo álbum poderá resolver.

 
Nota: 6.7/10

Review por Fernando Ferreira