About Me

Jorn - "Symphonic" Review


Isto que vou dizer provavelmente cheira (e pode saber) a heresia, mas a voz que mais indicada está para não nos fazer sentir tanta falta de Ronnie James Dio está de volta, desta vez, numa experiência sinfónica que muitos fãs têm curiosidade em ouvir das suas bandas favoritas, mas que depois de ouvida uma ou duas vezes e a curiosidade saciada, acaba por se voltar aos originais. Talvez seja este o objectivo secreto, nunca saberemos.

A selecção das músicas acaba por surpreender, sendo que a escolha de rendições cai em maior número para o último álbum de originais, o recentemente lançado "Bring Heavy Rock To The Land" (com "I Came To Rock", "The World I See", "My Road", "Time To Be King" [a música dos Masterplan da qual Jorn fez uma versão] e "Black Morning"). A juntar a estas cinco faixas, temos "Vision Eyes" e "Behind The Clown" do álbum de 2004, "Out To Every Nation"; "War OF The World", "Man Of The Dark" e "Like Stone In Water" (faixa bónus) do álbum de 2008 "Lonely Are The Brave" e finalmente "Burn Your Flame" do álbum de 2009,  "Spirit In Black". Como surpresa temos as covers de "Rock And Roll Children" de Dio (who else?) e "The Mob Rules" dos Black Sabbath com Dio.

Se formos a comparar com outras experiências do mesmo género (sendo Metallica e Scorpions os exemplos mais frescos na memória), pode-se dizer que aqui há uma maior união entre os dois mundos, não se notando a separação onde começa um e acaba o outro. O que é bom, resultando num trabalho sólido e que de certeza todos os fãs vão apreciar. Acaba também por ser uma boa forma de dar a conhecer o catálogo do cantor, na sua carreira a solo. Se o mundo do metal precisava disto para sobreviver? Não, mas já que aqui está, é um bom álbum para ouvir até à exaustão.
 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira