About Me

Dark Sermon - "In Tongues" Review


Ora aí está. Metalcore arraçado de deathcore (e/ou vice versa). Agora que perdemos metade da audiência, continuemos. Há coisas piores na vida que deathcore. Um político, por exemplo. É preferível ter-se música pesada do que qualquer outro tipo de música, mesmo que essa música não seja original ou que tenha tudo aquilo que se tornou moda nos últimos anos e que isso faz com que se comece a ficar com ataques violentos de urticária. E depois existem aqueles casos em que se encaixam perfeitamente nessa onda mas que mesmo assim conseguem transmitir energia suficiente para que não se fique bloqueado nesse ponto.

É o caso dos Dark Sermon, brutos, técnicos, com os trejeitos típicos do hardcore que já se odeiam ao longe, que tão tipicamente nos são apresentados nos primeiros temas de "In Tongues", mas mesmo assim há uma certa contenção. São brutos mas sem perder o senso de melodia (muito bons solos) e são também técnicos mas não perdem a orientação do formato canção - isto é, a técnica serve a música e não o inverso. Ok, a voz chateia por ser pouco variada e a bateria acaba também por provocar o mesmo efeito. Felizmente a coisa melhora em vez de piorar. "The Scales Of Justice" apresenta variedade suficiente para que se consiga esquecer tudo aquilo que desagradou até ao momento e esse é o efeito que se vai prolongando ao longo do resto do álbum.

A dinâmica criada entre a brutalidade, a velocidade non-stop e o groove faz com que o que à partida poderia parecer mais uma proposta como tantas outras tenha os seus argumentos para provocar o contrário. "Faixas como "Cursed" ou as duas partes da "Forfeit" ou são como uma montanha russa no que à dinâmica diz respeito, tendo o cúmulo na "Testament" ou na faixa título que encerra o álbum e que é um malhão daqueles. Por vezes é preferível ir mais além das primeiras aparências e captar a essência das coisas. A essência dos Dark Sermon é bem acima da média no que à qualidade diz respeito.

 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira