About Me

Dissect - "Swallow Swouming Mass" Review


Os Dissect são oriundos da Holanda e já têm muitos anos de existência. Nascidos em 1990 e com um longo percurso musical são tidos como sendo uma banda de culto no meio do Death Metal Europeu.  

Como tal e de forma a reavivar as memórias dos headbangers, a Xtreem Music lançou um duplo cd com todo o material editado pela banda. Aqui podemos encontrar, não só, o único álbum da banda intitulado Swallow Swouming Mass, de 1993, como também as 3 demos da banda, de 1991 (Growls of Death), 1992 (Presage to the Eternity) e 1997 (Fragments). Para além além destas gravações, ainda temos a demo da banda ao vivo, datada, também, de 1991.

Musicalmente, o destaque vai para o álbum Swallow Swouming Mass. Este conjunto de temas transportam-nos para um Death Metal dos princípios da década de 90, muito na linha que as bandas holandesas faziam nesta altura, nomeadamente os Gorefest e os Pestilence. Não esperem por produções à século 21, isto é puro Death Metal, sujo, bruto e para abanar o capacete sem contemplações. O resto das gravações dividem-se, como referido anteriormente, entre demos de estúdio e ao vivo. Aqui, salienta-se a mudança sonora na demo de 1997, onde os Dissect apresentam uma abordagem mais progressiva e técnica da sua música.

Para os coleccionadores, este é um registo a não perder. Para os curiosos em saber como era o Death Metal há 20 anos atrás, estamos perante uma obra intemporal.

Nota: 7/10

Review por Pedro Pedra