About Me

Facebreaker - "Dedicated To The Flesh" Review


E dá-lhe porrada! Mas é uma porrada que o corpo, ou os ouvidos, já reconhecem de olhos fechados. É a chamada porrada sueca. Os Facebreaker não podem ser considerados veteranos no que ao estilo diz respeito, mas este é já o seu quarto álbum e há aqui experiência acumulada suficiente para garantir que este seja um grande álbum de death metal sueco. A começar pelo som. Com a produção (captação, mistura e masterização) separados por quatro estúdios, o resulto é mais conciso do que o número de sítios fazia prever. Moderno, poderoso, mas sempre com aquele toque de death metal clássico inconfundível.

As composições também vão no mesmo sentido, death metal clássico, mas também, considerando a experiência que os membros da banda têm, tal não é de estranhar - desde membros de bandas como Grave, Scar Symmetry, Zombified e Tormented, até ex-membros de bandas como Ashes, Edge Of Sanity, Pan-Thy-Monium, Incapacity e Solar Dawn. Em termos líricos, tal como o nome do álbum  sugere, a temática continua centrada nos zombies e afins gore, mas considerando-se que se trata de death metal, tal factor não é de vital importância ou até relevância.

"Dedicated To The Flesh" é bastante equilibrado durante os seus quarenta e cinco minutos, estando no limite no que diz respeito à sua duração e oferece uma série de temas que apesar de não serem os mais memoráveis que o estilo tem para oferecer, cumprem a sua função - "Carving For Brains" é um bom exemplo de como um bom tema de death metal sueco deve ser feito. Para todos aqueles que gostam das bandas mencionadas atrás, que gostam da temática zombie, que gostam de death metal sueco, este é um álbum imperdível. Poderá não assumir os contornos de um grande álbum, mas basta ser o que é para interessar aos interessados.
 

Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira