About Me

Scout Niblett - "It's Up To Emma" Review


O sétimo álbum de Scout Niblett pode definir-se como um dos seus mais intensos, uma intensidade rara em termos de entrega, seja da música, seja das letras que são sentidas como das suas mais pessoais, daquelas que são sentidas no ouvinte como o desabafo. É como este álbum é sentido, ou pelo menos assim deve ser, como um desabafo sobre uma história de amor que acabou mal e aquilo que uma mulher tenta fazer ao passar por todas as fases de um desgosto amoroso.

A intensidade de uma música como "My Man" é palpável na voz trémula mas sincera da cantautora, em conjunto com um instrumental simples mas que complementa a música na perfeição, composto apenas por leves esgares de percussão, alguns instrumentos de cordas e a guitarra a puxar o blues electríco e cru. Emma "Scout Niblet demonstra uma maturidade impressionante com este álbum onde consegue ser intimista mas ao mesmo tempo ir buscar a força do rock mais duro, mais que não seja, o seu ambiente, tal como na catchy "Second Chance Dreams".

"It's Up To Emma" é um trabalho corajoso que pega nos sentimentos à volta de algo muito pessoal e usa essa energia para criar uma espécie de álbum conceptual onde o rock, o blues e o alternativo se juntam com um toque muito pessoal e que embora não resulte sempre, e seja algo que dificilmente agradará a todos os amantes da música pesada, de certeza que agradará a todos aqueles que gostam de PJ Harvey e talvez White Stripes - ou simplesmente aqueles que gostam de música que venham da alma e tenham o espírito aberto. Boa surpresa.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira