About Me

Carach Angren - "Lammendam" Review


Reedição por parte da Season Of Mist do álbum de estreia dos Carach Angren, lançado em 2008 - a banda, satisfeita com trabalho da editora francesa com terceiro e último álbum de originais lançado o ano passado, decidiram para a reedição do primeiro e segundo álbum. Esta edição contém, além do álbum, três temas originalmente disponíveis no EP "Ethereal Veiled Existence", que data do ano de 2005.

O power-trio holandês toca um black metal sinfónico à antiga - se é que se pode dizer algo do género - fazendo lembrar Anorexia Nervosa (certos pormenores de teclas) e Dimmu Borgir (principalmente pela voz), que aqui se concentra na história de uma mulher que engana o marido e que paga o preço dessa traição com a própria vida. Claro que a história não fica por aqui, e a mulher, agora em espírito volta para se vingar.

A fórmula não é nada de novo - Cradle Of Filth optou desde cedo por despertar o imaginário do ouvinte através da sua capacidade de contar histórias - sendo que aqui talvez isso seja feito de uma forma diferente mas não menos apaixonante, tanto em termos líricos como em termos musicais, as duas complementam-se na perfeição, sendo que os teclados têm a sua importância assim como as guitarras, não havendo luta de egos por parte dos dois instrumentos, os dois ocupando o espaço que devem ocupar de forma a servir melhor a música.

No que há produção diz respeito, também não há nada a assinalar, cristalina e poderosa, com foco no ambiente criado. E esta é a melhor forma de fazer um álbum de black metal sinfónico deste género, através do acto de contar histórias de horror, daquelas que até podem não assustar mas que de certeza que encantam e prende enquanto a mesma está a ser contada. Numa altura em que o estilo era (e ainda é) praticamente desprezado, não deixa de ser uma feito lançar um álbum que consiga quebrar com todos esses preconceitos - o ambiente de uma faixa como "The Carriage Wheel Murder" só é superado pelo seu peso e é apenas um pequeno exemplo do que se pode encontrar em "Lammendam".

As faixas bónus são indicadas para os coleccionadores, já que o EP "Ethereal Veiled Existence" já há muito que deixou de se conseguir encontrar, mesmo não estando aqui completo - o que também não se compreende, já que valorizaria a reedição em muito. Em termos musicais também não são as faixas bónus que vão decidir a compra ou não, já que a sua qualidade em termos de produção não é das melhores e nota-se alguma falta de maturidade nas ideias apresentadas.

Resumindo, é um álbum que vale a pena conhecer e que se trata de uma boa aposta por parte da banda para dar a conhecer o seu fundo de catálogo como por parte da editora, apostando num produto que tem uma qualidade inegável.

 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira