About Me

Darkfall - "Road To Redemption" Review


Álbum de estreia dos austríacos Darkfall, que apesar desse facto, já existem desde 1995, com diversas demos, um EP, um single, uma compilação (!!) e uma caixa com duplo cd (!!). Apesar da introdução, com título do álbum, algo parva, assim que "Misery Of Peace" começa a arranhar nas colunas, fica provado que realmente está-se diante de um grupo experiente. O estilo é o death metal melódico, com muito feeling thrash.

E agora é o momento em que se começa a pensar em coisas acabadas em core, mas a verdade é que isto de metalcore não tem nada. Está mais próximo do death metal sueco, com uma produção americana, do que propriamente dos tiques característicos que povoam o metalcore. No entanto, lá por não ser metalcore, não quer forçosamente dizer que é original, ao ponto de ser revolucionário. Não o é, mas isso também não faz que seja um álbum mau ou que não deva ser apreciado por aquilo que é, quase uma hora de death metal potente, mas melódico.

Mais alguma variedade entre as músicas talvez ajudasse a elevar ainda mais a qualidade do álbum por que individualmente todas as músicas são boas. Isto é, se todas começassem por uma delas, seriam um grande início, mas o problema é que chega a uma certa altura e começa a faltar dinâmica/variedade suficiente para que o álbum se distinga da concorrência. A brutalidade de "Phoenix Rising" impressiona, aliada a um sentido de melodia presente na guitarra solo, mas a mesma fórmula não pode resultar sempre, ou mesmo que resultando, faz com que a sua efectividade diminua. Algo mais como a nova versão de "Kill The Need", originalmente no EP "Firebreed" de 2001, com uma vertente melódica inesperada. De qualquer forma, uma banda a ter em conta e "Road To Redemption" é um bom álbum de estreia.
 
Nota: 7.5/10
 
Review por Fernando Ferreira