About Me

Floor Jansen quer ficar nos Nightwish


Foi numa entrevista ao site MetalExposure.com que Floor Jansen, ex-vocalista de After Forever, falou da experiência enquanto vocalista dos Nightwish e do seu desejo de ficar permanentemente na banda. De seguida reproduzimos os excertos mais importantes desta entrevista que poderá ser lida na íntegra aqui

Como descreveria a experiência com os Nightwish? 

Tem sido óptimo, extraordinário. Quem é que tem a oportunidade de fazer uma coisa destas? Tenho plena consciência da grande oportunidade que me foi dada mas, ao mesmo tempo é uma coisa perfeitamente natural. Temos todos o mesmo objectivo e a mesma maneira de trabalhar, prefiro não me debruçar muito na magnitude da oportunidade caso contrário deixo-me dominar por completo.

Muito provavelmente teve de adaptar algumas músicas de Nightwish ao seu timbre de voz, como fez isso?

Não tive muito tempo para isso o que, provavelmente, foi uma coisa boa. Não houve tempo para eu fazer experiências com a voz, a única coisa que eles me disseram foi para não fazer nada muito lírico porque essa fase da banda estava terminada. Nem as canções mais antigas eu canto de forma mais lírica e muitas pessoas já me disseram que eu sou um mistura da Traja com a Anette o que é visto como algo positivo. Acho que dei às músicas um cunho próprio. A Ghost Love Score é a música que mais gosto de cantar. 

E os fãs, como reagiram? 

De forma muito positiva! No passado, a mudança de vocalista nesta banda foi alvo de muitos comentários mas, por alguma razão, os fãs gostam realmente de mim nesse papel. Os fãs estão satisfeitos com a interpretação que eu dou às músicas e há muitas pessoas a quererem que eu fique. 

E a Floor quer ficar?

Eu adorava e forma como as coisas estão agora é perfeitamente possível. O último concerto nos Nightwish será no próximo dia 11 de Agosto e o novo álbum dos ReVamp sai a 23, os Nightwish fazem uma pausa de alguns meses e os ReVamp saem em digressão, depois disto ninguém sabe o que pode acontecer. As decisões serão tomadas apenas no próximo ano, o que é bastante excitante. Os Nightwish têm agendamento de ensaio e gravações em Julho, Agosto e Setembro, vai efetivamente haver um novo álbum simplesmente não sei se farei parte dele. 

Durante algum tempo esteve “fora do jogo” devido a um esgotamento mas agora está de volta com os Nightwish e os ReVamp. Podemos assumir que está curada?

Sim, estou, consigo mesmo sentir a diferença comparativamente aos últimos anos. Também sei porque é que tive o esgotamento e as coisas que faço com os Nightwish não estiveram em nada relacionadas com isso. Eu sou uma boa vocalista e letrista, ponham-me num palco e eu sinto-me em casa mas, mantenham-me longe da gestão dos assuntos financeiros. Até sou capaz de o fazer mas consome-me demasiada energia e foi essa a causa do meu esgotamento . Nunca mais deixarei a minha saúde em segundo plano, não encontramos satisfação em nada do que fazemos quando temos um esgotamento, nem cantar pude durante mais de meio ano. 

JM