About Me

Helrunar / Árstíðir Lífsins "Fragments - A Mythological Excavation" Review


Quando duas bandas de black metal se juntam para colaborar, podemos esperar resultados vários, mas no caso dos Helrunar e dos Árstíðir Lífsins, o resultado é, sem sombra de dúvida, épico. Épico, por várias razões, mas as principais centram-se no carácter sonoro e na duração das propostas que trazem em "Fragments - A Mythological Excavation", um pequeno grande split com apenas um tema para cada banda.

Começando com a proposta dos Helrunar, "Wein Für Polypheim", este tema de quinze minutos começa com um navio que passa soturnamente sobre águas calmas, com uma melodia semelhante a um canto de sereia, muito harmonioso e melodioso. Essa falsa serenidade explode num black metal furioso e rápido, carregado com os melhores riffs demoníacos que o estilo pode oferecer. Apesar de não ter uma produção muito negra, o tema não perde nenhum do vigor, tendo uma fluidez bastante agradável e convidativa que termina o ciclo no mesmo canto assombrado das sereias que nos embalam, pelo menos até à próxima etapa.

Chega a vinda do tema "Vindsvalarmal" dos Árstíðir Lífsins, que tem início também de forma serena, com uma pequena introdução de violino. No que toca à atmosfera do tema, este ganha um pouco de densidade face ao anterior, sendo um pouco mais envolvente, tem também riffs gélidos e penetrantes que são adicionados à mistura dando um teor frígido a esta faixa. Ao alcançarmos o fim, somos brindados com um excelente momento contemplativo com um piano e melodias suaves que encerram com chave de ouro este registo.

Apesar de curto, este split tem o condão de deixar o ouvinte de ouvido cheio e de o fazer procurar mais destes fragmentos que têm uma qualidade, sem dúvida, inegável.

Nota: 8.5/10

Review por Ruben Mineiro