About Me

Primitive Man - "Scorn" Review


É bom que existam bandas como os Primitive Man, para arrancar o ouvinte da zona de conforto do seu som plástico, pré-fabricado, impingido pelas grandes editoras cuja maior preocupação é oferecer ao público aquilo que está na berra. "Scorn", o álbum de estreia dos norte-americanos é um tratado de como fazer música lenta, suja, arrastada, violenta e sobretudo, desconfortável. Tudo isto fica bem claro quando o tema título irrompe e castiga durante doze minutos. Quem gosta de sludge/doom fica delirante, quem não gosta, nem sequer consegue acabar a faixa.

Com a mesma equipa dos Clinging To The Trees Of A Forest Fire, conhecidos pela sua brutalidade sonora, a violência, apesar de notória, também é mais subtil. É mais um ambiente que se proporciona e se instala através de feedback, guitarras dissonantes, uma batida que sendo discreta, cumpre o seu papel com distinção e um baixo para lá de distorcido, resultando num peso desgraçado que se move na direcção do ouvinte de forma ameaçadora.

Indo buscar lembranças de muitas bandas que estabeleceram o género (sendo que os Eyehategod e os Brutal Truth são incontoráveis), os Primitive Man acabam por conseguir transmitir uma personalidade e identidade própria, facto algo raro hoje em dia, quando se pensa que tudo já foi dito e feito. Mais do que um murro unidimensional, este "Scorn" é bem mais variado do que se poderia supor pela primeira faixa. No entanto, o resultado é sempre o mesmo, desconforto. Ainda bem, é bom que existam editoras como a Relapse que continua a apostar em música que faz tirar o ouvinte da zona de conforto, da conformidade vingente do comercialismo. Só apostas dessas permitem que álbuns como este vejam a luz do dia.
 
Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira