About Me

Until Dawn - "Horizon" Review


Uma banda de death metal melódico a lançar um álbum em edição de autor parece mentira. Com uma dificuldade crescente de conseguir distinguir o seu estilo com o de metalcore, até se pensa que qualquer banda que death metal melódico que exista por aí seja perseguida para assinar um contrato. À quantidade bandas mediocres de metalcore que existem actualmente, seria de pensar que primeiro começassem pelas boas e quando não tivessem mais escolha, passassem para as más. Na verdade, nada é assim tão linear e a qualidade nem sempre é sinónimo de sucesso. Nem rótulos. Antes de haver metalcore, já existiam muitos exemplos de death metal melódico.

Isso leva-nos a Until Dawn, banda canadiana, que tanto vai buscar a fórmula clássica do passado do estilo, como também tem muitos modernismos do chamado metalcore - uma faixa como a "This Fallen Fortress" tinha tudo para ter um videoclip de apresentação para rodar num qualquer programa bonitinho de metal. É esse sentimento de plástico que irrita sobretudo em "Horizon", um álbum com conteúdo que acaba por ser traído pela sua tentativa de se manter moderno. Não é questão de se ser um velho do restelo e de virar as costas ao que se vai fazendo por aí. É apenas a questão de escolher a vaga do momento ou de tentar fazer algo que perdure.

Não quer isto dizer que "Horizon" é descartável como o termo "moderno" implica, até porque há um grande potencial comercial nesta banda (além da já citada "This Fallen Fortress", tem-se a power ballad "DNR") e mais uma vez tem que ser dito, parece mentira que não exista nenhuma banda atrás destes canadianos, porque a música pode ser moderna, poderá parecer ser apenas mais uma no meio de tantas outras, e até poderá ser, mas este "Horizon" consegue ter mais alma do que grande parte da concorrência. Este segundo álbum é mais um passo seguro no seu futuro, que se espera que seja aquele quer permitirá alguma editora que pegue neles. Só para que alguma coisa faça sentido e não sejam apenas bandas manhosas que nos sejam impingidas pelos olhos adentro.
 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira