About Me

El Camino - "Gold Of The Great Deceiver" Review


El Camino pode ser um nom estranho para uma banda sueca mas acaba por encaixar perfeitamente no tipo de som que fazem. Conforme as primeiras notas do tema título começam a ecoar, fica logo a ideia de uma espécie de rock psicadélico que a voz de Daniel desvia rapidamente para um death'n'roll que faz lembrar os melhores momentos de Entombed no final do século passado, acrescentando um certo elemento de evil, daquele que, sem dar conta, leva com que os dedos de cada mão do ouvinte formem uns cornos enquanto abana a cabeça.

É esse groove oculto que faz com que a maior parte das faixas neste álbum soem tão bem, que mesmo com algumas melodias mais... alegres (ouvir a "This Land Of Mine"), as faixas não percam o seu poder ameaçador. Há aqui uma série de elementos que faz com que o som também tenha um certo ar vintage, clássico. Seja a aproximação ao que se concebe como doom clássico (Black Sabbath, obviamente) seja a mistura com um certo feeling de anos setenta, coisa comum nas propostas de Stoner Rock. Seja o que for, é uma fórmula que resulta lindamente para quem gosta de qualquer um dos elementos atrás mencionados.

Ao segundo álbum, os suecos de certeza que vão causar um burburinho, principalmente com o longo silêncio dos Entombed (e mesmo que não estivessem calados, não seriam concorrência para os El Caminho). Lentidão, groove, feeling, boa onda mesmo com o elemento evil que todas as músicas têm presentes, este é um álbum ideal para ouvir numa viagem que se quer relaxante, já que "Gold Of The Great Deceiver" acaba por ser uma viagem em si.
 

Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira