About Me

Tool - Progressos em relação ao novo álbum


Segundo a mais recente actualização, postada no site oficial da banda no passado dia 23 de Outubro, é dado conta dos progressos em relação ao próximo álbum. Aqui fica essa actualização:

"Há umas semanas visitei o sótão dos Tool para tentar ter alguma ideia de como as coisas estavam a progredir com as sessões de composição, agora que a banda estava de volta ao trabalho. Bem, fico feliz por anunciar que houve realmente um grande progresso em relação ao material novo, especialmente com o longo trecho designado "épico" que os rapazes têm estado a compor já há algum tempo.

Pouco depois de eu ter chegado, antes de se dirigirem aos seus respectivos instrumentos, Adam sugeriu que todos deviam ouvir primeiro o que tinham gravado durante a sessão anterior, de forma a certificarem-se de que todos estavam de acordo com certas secções recentemente adicionadas. E assim foi. Na verdade, para vos dar uma ideia - o tempo no meu parquímetro expirou duas vezes antes de eles terminarem a sessão. E a julgar pelos sorrisos nas suas caras, pareceu que, no geral, Danny, Adam e Justin gostaram muito do que estavam a ouvir e que, depois de alguns retoques, a faixa "épica" estaria pronta para o Maynard dar o seu contributo. (Durante algumas das passagens mais melódicas, tentei visionar a voz que, para mim, complementa tudo.)

Depois de alguma discussão sobre alguns tercetos rápidos numa secção, perguntei ao Danny se seria capaz de tocar o trecho de uma só vez, quando chegasse a altura de o gravar. A sua resposta foi sorrir e enterrar a cabeça entre as mãos, algo que vou deixar os leitores interpretarem como quiserem. Quanto à canção em si, sem revelar muito, apresenta compassos complexos, uma estrutura harmónica interessante e um processamento vasto de efeitos - semelhante ao que os fãs de Tool já estão habituados - só que agora, talvez sem surpresas, a banda passou ao nível seguinte.

Pronto, o facto de vos ter revelado esta actualização, NÃO sugere de forma alguma que a banda esteja pronta para brevemente entrar em estúdio. Não tenho honestamente qualquer ideia de que possa haver quaisquer horários de gravação. Também não estou certo de quantas canções nesta altura estão perto de serem concluídas. Nem sei em que fase estarão os vocais em relação ao material novo. O que eu quero dizer é que, falando desta canção em particular (embora seja muito longa), estava MUITO MAIS perto de ser concluída (instrumentalmente falando) do que na última vez que a ouvi, e que os fãs da música dos Tool não ficarão certamente desapontados."

Por: Bruno Porta Nova - 27 Outubro 13