About Me

Exhumer - "Degraded by Sepsis" Review


Chega-nos mais um prato de pasta putrefacta condimentada com vísceras al dente e polvilhadas com parmesão genuinamente Italiano. Falo-vos do novo e aberrante álbum “Degraded by Sepsis” dos Exhumer, é claro. Após terem-nos massacrado a mioleira, em 2008, com o seu primeiro opus “Bloodcurdling Tool of Digestion”, a banda oriunda de Bari-Apulia apresenta-nos 11 novos temas que prometem fazer estremecer as ossadas dos mais desprevenidos. Não esperem, por isso, que este grupo de jovens tenham abrandado ou até mesmo polido a sua música para alcançar novos admiradores.

Tudo o que faz parte da lista de verificação de requisitos para este tipo de música está presente ora vejamos, temos uma capa de tons verdejantes com um cenário bruto, também temos temas com títulos hediondos e suculentos, ademais ainda há um vociferador gutural que lança grunhos selvaticamente, um baterista que bate constantemente nas peles a uma velocidade respeitável (conferindo ainda momentos de groove perfeitamente estonteantes) e uma secção de cordas que mais parece uma rebarbadora a cortar ferro com arranjos muito lúcidos.

É certo que não estamos presente uma obra avassaladora, porém há que reconhecer o mérito aos Exhumer porque o seu toque individual está presente nas suas decomposições, fazendo deste “Degraded by Sepsis” uma proposta satisfatória para os apreciadores deste género musical. A única nota de insatisfação quanto a este novo registo vai para a produção a qual deveria estar mais à frente, ou seja, fica a sensação de podermos ser sonicamente esmagados e espatifados de forma mais impiedosa, mas ao invés somos confrontados com a impressão de, entre a música e a nossa audição, existir uma parede invisível que impede o som de explodir, é como se este estivesse acorrentado. Esperamos que de futuro consigam libertar esta besta!

Todos sabemos que o Brutal Death Metal não é para todos, mas quem gosta jamais deixa de ouvir e de procurar novos talentos, como tal não deixem de escutar este mais recente trabalho dos Exhumer.

Nota: 7.8/10

Review por Pedro Pedra